Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos da Uniuv realizam de visita técnica na Rota das Cachoeiras

Acadêmicos da Uniuv realizam de visita técnica na Rota das Cachoeiras

Os acadêmicos do curso de Turismo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), juntamente com os estudantes do curso de Geografia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafi), realizam, no sábado, 21 de março, uma visita técnica na Rotas das Cachoeiras (Rota Sul), em União da Vitória. A visita técnica foi coordenada pelo professor Paulo Sérgio Meira Rocha.

De acordo com o professor essa foi uma aula diferente, em que os acadêmicos de Turismo conduziram o grupo de acadêmicos de Geografia como se deve conduzir um grupo de turistas em um roteiro desse tipo, enquanto ele explicava cada local visitado. Logo no ponto marcado para a saída do grupo, a riqueza histórica da Praça Coronel Amazonas, onde fica localizada a Fafi, mereceu destaque. O professor falou sobre o histórico arquitetônico
da Catedral Sagrado Coração de Jesus, da Escola Professor Serapião, do Hotel Paraná (localizado em frente à casa paroquial, onde, atualmente, existem prédios com salas residenciais e comerciais), e da Fafi (segunda faculdade do Estado), prédios construídos pelo Governo do Paraná naquele local, após a delimitação das terras em decorrência da Guerra do Contestado (1912-1916).

O roteiro passou pela Ponte da Manoel Ribas, conhecida como ponte dos arcos, fez uma parada em frente ao laboratório de apicultura Breyer que produz vários produtos utilizando o mel e o própolis, que são exportados e também vendidos no mercado nacional.

Entre os locais visitados pelos acadêmicos estão algumas das cachoeiras da rota, que contém mais de mais de 80: Cachoeira das Piscinas, Cachoeira do Campo Alto, Cachoeira Cintura de Noiva, Cachoeira do Rio do Tigre e Cachoeira do Rio Espingarda. As duas primeiras estão localizadas na mesma propriedade. De acordo com o acadêmico do quinto semestre de Turismo, Luis Jorge Uliniki, a Cachoeira Cintura de Noiva oferece além de uma ótima infraestrutura para os turistas, com banheiros, churrasqueiras e quiosques, uma araucária com aproximadamente 300 anos, sendo necessários três adultos para abraçá-la. Na Cachoeira do Rio do Tigre o grupo pôde conhecer a bela vista do lago de Foz d’Areia. Atravessando o Rio Iguaçu, de balsa, foram até a Cachoeira do Rio Espingarda, ou Cachoeira de Porto Vitória, que proporciona ao visitante um roteiro de caminhada, de onde pode ser vista a parte superior da cachoeira. Segundo o acadêmico, as explicações do professor, durante todo o percurso, sobre a composição, posicionamento e compactação das camadas rochosas, vegetação e belezas naturais, que impressionam a qualquer visitante, cativagam a atenção dos acadêmicos.

Outro destaque da visita foi o Parque Histórico Iguassu, que concentra particularidades históricas da região, desde a vinda dos imigrantes, com construções típicas da época. “Verdadeiramente, uma aula impressionante merecedora de elogios, em que os acadêmicos puderam aprender várias particularidades do roteiro de ecoturismo local, seus rios e afluentes, tipos e características rochosas, história e contos de lendas, bem como uma feliz integração com estudantes de outra instituição de ensino, estando assim aptos a transmitir informações valiosas aos turistas que realizarem este fantástico roteiro”, conclui Uliniki.

Para saber mais informações sobre a rota das cachoeiras, roteiro do passeio, indicação de guias e orientações, deve-se entrar em contato com a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo de União da Vitória, na Avenida Manoel Ribas, 265, Centro, ou pelo telefone 42 3523 1413.