Inicial 9 Notícia 9 Parque Ambiental pode ser revitalizado

Parque Ambiental pode ser revitalizado

O curso de Turismo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) promoveu uma reunião, com o Prefeito do Município, Carlos Alberto Jung, e com a representante da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Irene Weber, a fim de entregar um pré-projeto para a reformulação do Parque Ambiental, formado pelo Parque Ary Queiroz, Parque das Corticeiras e Parque das Lendas. O evento foi realizado na Instituição, quarta-feira, 25 de março, e contou, ainda, com a presença do Secretário do Planejamento de União da Vitória, Jamar Clivatti, e com o Presidente da Associação Amigos do Trem, Marcelo Roveda, o Reitor da Uniuv, Jairo Vicente Clivatti e Pró-Reitores da Instituição. Segundo a coordenadora do curso, professora Marivanda Bortoloso Pigatto, o principal objetivo desse grande projeto é tornar esse espaço natural do Município ainda mais atraente tanto para a população local, quanto para os turistas que visitam a região.

A criação de decks para pesca e para atracação de pequenas embarcações, pista de bicicross, cancha de bocha, playground, campo de futebol, ciclovia, espaço para prática de yoga, lanchonetes e estacionamentos fazem parte da proposta. “Por ser um parque com vários exemplares de mata nativa, costeando o Rio Iguaçu, é considerado um grande atrativo turístico de União da Vitória. Depois de sofrer a reestruturação o Parque proporcionará, não apenas ao munícipe das Gêmeas do Iguaçu, mas ao grande número de turistas que visita nossas cidades, melhor estrutura de recreação e lazer, com opções para vários tipos de esportes e atrativos de grande relevância”, afirma a coordenadora.

Uma logomarca criada pela Agência Experimental de Comunicação da Uniuv (Agexcom), placas indicativas e uma iluminação mais adequada fazem parte das propostas básicas do projeto. Entre as propostas estão, ainda, a construção de sanitários novos e de portais em cada um dos parques, a implantação de um módulo policial, e de um mini centro de eventos, para exposições sobre a navegação a vapor, que já foi muito explorada, em União da Vitória.

De acordo com Pigatto, esse projeto vem sendo desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Turismo da Uniuv há dois anos. Desde então, sob a coordenação e com orientação dos professores, os estudantes realizaram pesquisas em livros, órgãos ambientais, pontos turísticos semelhantes existentes em outras regiões, além de pesquisas de opinião. Segundo a coordenadora do curso, no decorrer do caminho, o projeto foi ampliado, integrando-se o Parque das Corticeiras e o Parque das Lendas, totalizando uma área de 177.788,06 m2. “O resultado alcançou um patamar jamais esperado pelos próprios acadêmicos, que projetaram as modificações e melhorias no parque, ampliando tal projeto junto aos professores”, explica.

O próximo passo é aguardar que a Secretaria de Planejamento realize o projeto arquitetônico, o zoneamento e o orçamento. Por ser uma área de preservação ambiental é necessário analisar quais os lugares adequados para instalar os itens propostos no pré-projeto apresentado pelo curso de Turismo da Uniuv. Somente com essas informações é que será possível obter a viabilidade de implantação do projeto.

Por Um Rio Vivo

Abrangendo outras instituições de ensino e tendo como público alvo professores e adolescentes de União da Vitória e de Porto União, na mesma ocasião, foi apresentado o projeto Por Um Rio Vivo, que propõe ações de sensibilização sobre a importância do Rio Iguaçu. De acordo com a coordendora do curso de Turismo da Uniuv, essa é uma forma de promover o contato dos alunos com os atrativos turísticos, aproveitando a beleza e o potencial do Rio para práticas desportivas seguras, além de preservar e manter o rio limpo. “Se conseguirmos sensibilizar, seguramente atingiremos a preservação que resultará na valorização do Rio”, conclui.