Inicial 9 Notícia 9 Professora da Uniuv participa de Congresso em comemoração aos 10 anos do Sistema Confef/Crefs

Área de atuação, formação e ética foram assuntos discutidos durante o 1º Congresso do Sistema Confef/Crefs, realizado no Rio de Janeiro, nos dias 7 e 8 de novembro. A professora dos cursos de Educação Física do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) e Conselheira do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (Cref-9), Simone Aparecida Paludo Ribas, participou do evento realizado em comemoração aos 10 anos da regulamentação do profissional de Educação Física e do Sistema Confef/Crefs.

Além do presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef), Jorge Steinhilber, que falou sobre o Sistema e sobre a regulamentação da profissão, o evento mobilizou autoridades políticas, jurídicas, e profissionais reconhecidos internacionalmente, como Bernardinho – técnico da equipe brasileira masculina de vôlei – e Carlos Alberto Parreira – ex-técnico da seleção brasileira masculina de futebol, que participaram do Congresso.

A atuação do bacharel em educação física obteve uma atenção especial, visto que essa nova área já tem parecer regulamentando-a. De acordo com a professora, o bacharel trabalha a educação física com fim nela mesma, focando a saúde, o rendimento, a performance; enquanto o licenciado (professor) usa a educação física como meio para a formação mais ampla do estudante. Ribas defende a importância desse profissional, que é o autêntico profissional da saúde, pois segundo ela, a educação física em si não traz benefícios, é com a orientação de um profissional com formação específica que os exercícios físicos se tornam uma atividade saudável.

Segundo Ribas, a discussão sobre ética profissional foi adiante, e abordou a importância de o profissional de educação física atuar somente nas áreas em que tem mais conhecimento e experiência, para que o serviço oferecido seja de boa qualidade.

O papel do conselheiro do Cref é orientar a população sobre a importância de se ter profissionais formados para prestar serviços de boa qualidade, além de fiscalizar a atuação desses profissionais. De acordo com a conselheira, que também é delegada da Federação Internacional de Educação Física (Fiep), atualmente, a população está mais bem informada e exige seu direito de ser orientada por um profissional competente, tanto nessa, quanto em outras áreas.

O evento foi transmitido on-line, pelo site do Confef, e contou com a participação de 14 Crefs. Paralelamente ao Congresso, foram realizadas reuniões da Fiep, que têm papel importante, incentivando os profissionais na formação continuada, participação em eventos e divulgação científica. Foram realizadas, também, homenagens aos conselheiros do Confef.

Veja mais fotos, no site do Cref-9: http://www.crefpr.org.br/index.asp?a=noticias&ler=14