Notícias

Inicial 9 Notícia 9 RESENHA – Palestra sobre ética moral e moralismo, com o professor doutor Clóvis de Barros Filho

RESENHA – Palestra sobre ética moral e moralismo, com o professor doutor Clóvis de Barros Filho

 

Em comemoração ao Dia do Médico, a Unimed Vale do Iguaçu de Porto União realizou a palestra com o professor doutor Clóvis de Barros Filho com o tema Ética Moral e Moralismo. Com uma participação expressiva do público, apesar da forte chuva, a palestra conduzida pelo professor Clóvis prendeu a atenção do público.

Sua forma contagiante e divertida em todos os momentos também apresentou uma séria reflexão de muitas atitudes tomadas pelo ser humano e que muitas vezes passam despercebidas, mas causam um efeito negativo na vida das pessoas. A cada palavra que ele expressava percebia-se o quanto o conhecimento e a busca pelo estudo e a interpretação da palavra de grandes nomes do passado podem abrir caminhos para uma vida mais saudável.

Nesse encontro foram facilmente identificadas várias mensagens que o palestrante quis passar aos ouvintes. Exemplos citados, esclarecidos com bom humor nos fizeram refletir que nos prendemos a fatos pouco importantes. Somos presos a muitas atitudes e esquecemos a liberdade, que é algo importantíssimo para viver bem.

A cada momento de nossa vida nos fechamos, aceitando as pressões do mundo, porque achamos ser a melhor condição para viver tranqüilamente. O medo de tomar uma atitude nos torna prisioneiros, e com essa atitude somos como cegos que não querem ver a realidade dos fatos. Ou seja, aceitamos passivamente os acontecimentos, como co-autores de uma sociedade hipócrita que usa de vários artifícios para manipular as pessoas.

O palestrante citou vários estudiosos como Platão, entre outros, para explicar as mais diversas situações e também alguns acontecimentos de sua vida. Com bom humor teve competência para esclarecer sobre muitos acontecimentos.

Um dos grandes problemas da sociedade é rotular as pessoas, pensar que cada um vale conforme o que veste ou o quanto um indivíduo tem em uma conta bancária. Se o indivíduo tem esses atributos vantajosos, vale muito para sociedade. Que bom que nem todos pensam dessa forma, que ainda existem aqueles que lutam contra essa arrogância criada pela minoria da sociedade, mas que cresce a cada dia.

Tomei a iniciativa de perguntar a uma das pessoas que assistiam ao evento o que lhe chamou mais a atenção na palestra do professor Clóvis. Rapidamente a moça me perguntou com um certo receio se poderia responder, mas não ser identificada. Minha resposta foi que seu nome não seria divulgado, o que me causou uma certa estranheza, já que não tinha nada de indiscreto ou perverso na pergunta. Mas também foi mais um momento que refleti, sobre a importância de respeitar o desejo de uma pessoa.

A resposta da moça foi que, além da eloqüência do palestrante, o que mais  lhe chamou a atenção foi como ele conseguiu envolver a platéia durante toda a palestra; os exemplos citados, mesmo engraçados, serviram-lhe para uma boa reflexão.

Concluo esse texto fortalecendo a importância das palavras, dos exemplos citados pelo professor Clóvis para que saibamos viver bem. O projeto para termos uma vida mais digna não depende somente dos acontecimentos, ou de uma cartilha que vai mostrar rigorosamente todos os passos para uma vida saudável. Depende de nossas atitudes, do nosso compromisso com a moral, a ética, virtude conquistada, mas que perde a força quando nos deixamos contaminar pela arrogância humana.

* Acadêmico do 2º semestre de curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo.

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo