Inicial 9 Notícia 9 Alunos do Coltec celebram o Centenário da Imigração Japonesa

Alunos do Coltec celebram o Centenário da Imigração Japonesa

Para comemorar o centenário da Imigração Japonesa no Brasil, os alunos do Coltec montaram uma exposição nas dependências do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv).

Simbolizando os imigrantes foram expostas peças e demonstrações culturais japonesas, tudo para mostrar aos visitantes um pouco das tradições provenientes do Japão.

Uma das organizadoras do evento, Edna Trebien, descendente de japoneses, fala que a idéia da exposição surgiu da professora Fahena Porto Horbatiuk, com o objetivo de usar códigos de linguagem para demonstrar a vida e cultura de um povo. O mesmo acontece nas exposições de cultura indígena e no túnel do tempo, que também podem ser visitadas na Uniuv.

Segundo Trebien, todos os materiais expostos foram pesquisados pelos próprios alunos, que também se responsabilizaram pela montagem do cenário.

Como base para a exposição, foi utilizada a história da família Eiri, pais da professora Edna. Fotos, objetos pessoais, entre outras coisas foram expostas para tornar mais presente a cultura de famílias como essa, de descendência japonesa.

Curiosidades como origami, mangá, sudoku, apresentação de artes marciais, vestuário, bonsai, objetos da culinária e os acessórios femininos presentes na exposição atraem o público visitante.

A exposição que foi aberta ontem termina hoje, e está aberta ao público nos períodos da manhã, tarde e noite.

Vale a pena conferir.