Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicas da Uniuv participam de Gincana de Economia, em São Paulo

Acadêmicas da Uniuv participam de Gincana de Economia, em São Paulo

As acadêmicas do curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) Marcieli Vezaro e Marlene Corrêa Plodoviski participaram, na semana passada, da 6ª Gincana de Economia entre Faculdades de Ciências Econômicas dos Estados Brasileiros, promovida pelo Conselho Regional de Economia de São Paulo – 2ª Região SP (Corecon-SP). O evento contou com estudantes de 58 faculdades, que participaram do Jogo da Economia Brasileira, realizado no Hotel Braston, em São Paulo, nos dias 24 e 25 de setembro.

As acadêmicas do terceiro ano foram selecionadas pelos professores do Colegiado do curso de Ciências Econômicas para representar a Instituição. Elas chegaram as quartas de final, ficando entre os oito melhores e perdendo para a dupla que no final ganhou a competição. Segundo elas, todos os participantes estavam com medo da dupla representante da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que venceu no ano passado, mas a dupla da Fundação Educacional de Fernandópolis, é que venceu a competição. Elas acreditam que se tivessem enfrentado outra dupla, teriam chance de chegar à semifinal.

Empolgadas com o resultado alcançado, as estudantes elogiaram a receptividade e a estrutura do evento. A hospedagem e parte das despesas com alimentação foram custeados pelo Corecon-SP, como incentivo para que os acadêmicos participem. “No curso, o que vemos é tudo na teoria, lá tivemos de aplicar a economia na prática”, afirma Plodoviski. “Foi uma experiência única”, declara Vezaro.

A abertura foi no dia 23, no auditório do Corecon-SP, com a presença do Presidente professor Waldir Pereira Gomes e do Conselheiro e do coordenador do evento, Carlos Eduardo Oliveira Júnior. De maneira descontraída, o presidente deu boas vindas aos estudantes, lembrando-os que por terem sido escolhidos por suas faculdades para participar dos jogos, já são vencedores. Gomes aproximou-se dos estudantes dando um breve relato sobre sua experiência profissional. “É assim que surgem os ministros, podemos estar diante de muitos deles”, alertou. De acordo com o presidente, essa Gincana é uma das ações do Corecon-SP para estimular os estudos e a ampliação do conhecimento.

Em seguida, o coordenador do evento repassou informações sobre os procedimentos de estada em São Paulo, sobre as regras dos jogos, premiação, visitas, palestra e o City Tour Cultural aos pontos atrativos e históricos de São Paulo, entre eles a BM&F / Bovespa e a Ordem dos Economistas do Brasil. Os estudantes almoçaram no restaurante do Estádio do Morumbi e puderam conhecer suas dependências. O Corecon-SP hospedou os participantes no Hotel Braston e proporcionou a eles toda infra-estrutura para a participação no evento. “É uma boa forma de incentivar os estudantes, movimentar as faculdades e aproximar os futuros economistas do Brasil a seus Conselhos Regionais”, explica.