Inicial 9 Notícia 9 Cursos de Informática da Uniuv realizam visitas técnicas em Curitiba

Cursos de Informática da Uniuv realizam visitas técnicas em Curitiba

Os acadêmicos dos cursos de Informática de Gestão e Licenciatura em Informática, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) visitaram o complexo  estrutural do data center do HSBC Bank Brasil, em Curitiba, na sexta-feira, 5. O data center é um centro físico de serviços com todas as facilidades para a hospedagem de serviços web ou colocação de servidores. De acordo com o diretor da área de mainframe da IBM, o data center visitado pelos estudantes da Uniuv é um dos mais modernos da América Latina, e os acadêmicos puderam constatar isso no local.

Os estudantes puderam ver os robôs que controlam a base de dados do complexo HSBC, no Brasil, a base operacional de toda estrutura tecnológica, de máquinas e telecomunicações que formam o parque tecnológico do banco; além dos supercomputadores Z09 e o seu sucessor Z10, da IBM, mais atuais no mercado de mainframes. Em capacidade, ele chega a 30.000 MIPS (milhões de instruções por segundo). Segundo a coordenadora dos cursos de Informática da Uniuv, professora Edna Satiko Eiri Trebien, mestre em Ciência da Computação, esse é um desempenho inimaginável em se tratando de microcomputadores. Mainframe é um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações.

Segundo Trebien, à tarde, os acadêmicos puderam conhecer o desenvolvimento de recursos que estão por trás das máquinas, no HSBC Global Technology Center (GLT), o outro lado da tecnologia. A empresa GLT Brasil é o terceiro centro de tecnologia do HSBC. Desenvolve soluções em tecnologia da informação e fornece esses serviços para várias entidades do Grupo, em 76 países. O primeiro GLT fica na Índia, o segundo na China e o terceiro no Brasil. O GLT Brasil está instalado em Curitiba há dois anos, conta com 300 funcionários, mas a perspectiva é fechar o ano com 450. O objetivo estratégico da empresa é oferecer soluções de tecnologia da informação seguindo o mais alto padrão de qualidade de desenvolvimento de sistemas, a certificação nível 5 da CMM (Cabability Maturity Model), o mesmo usado pela Nasa (National Aeronautics and Space Administration).

Preparação de qualidade e conhecimento técnico, intelectual, das empresas e do mercado de trabalho, essa é a chave para ingressar e se manter nesse setor tão concorrido. Essa foi a mensagem transmitida nas duas palestras que os estudantes de Informática da Uniuv participaram durante as visitas técnicas ao data center e ao GLT Brasil, ambos do Grupo HSBC. A importância da aproximação entre empresa e instituição de ensino também foi mencionada nas palestras, como um fator importante para a preparação do futuro profissional.

De acordo com a coordenadora, diante dos desafios do mercado de trabalho vistos de perto pelos próprios acadêmicos, a Uniuv traça um caminho para a preparação dos acadêmicos, por meio de parcerias com empresas e instituições. Por meio da parceria com a IBM está sendo realizando um projeto de treinamento e uso de ambientes de desenvolvimento  e ambiente mainframe, com toda a estrutura de software e hardware IBM, além de uma máquina virtual com três terabytes de espaço real.  A Celepar (Companhia de Informática do Paraná) também é parceira da Uniuv no projeto Laboratório de desenvolvimento livre, desenvolvido pelo Lexcia (Laboratório Experimental de Computação e Informática Aplicada).  O objetivo desse projeto é o uso de softwares de código aberto em plataformas de sistemas abertos, e conta com o apoio de toda a estrutura de software e hardware da Celepar.