Inicial 9 Notícia 9 Curso de Turismo da Uniuv realiza visitas técnicas na Lapa

Curso de Turismo da Uniuv realiza visitas técnicas na Lapa

Olhos atentos, observação aguçada e caderneta de anotações em mãos para anotar as informações necessárias. Dessa forma, os estudantes do curso de Turismo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) realizaram mais uma viagem de estudos, visitando a Lapa, cidade histórica paranaense, no domingo, 31 de agosto.

A viagem de estudos foi organizada pelas acadêmicas do quarto ano de Turismo, Cyra Letícia Baida M. da Silva e Rita Hinka, e coordenada pela professora Sandra Aparecida de Paula e Souza, e pela coordenadora do curso professora Marivanda Bortoloso Pigatto.

De acordo com o roteiro proposto, os acadêmicos visitaram o Centro Histórico do Município, o Teatro São Pedro, a Igreja Santo Antônio, o Pantheon dos Heroes, a Casa Coronel Carneiro, a Casa Lacerda, o Museu de Armas, a Casa dos Cavalinhos, a Casa Nei Braga, a Casa Vermelha e a Gruta do Monge.

O turismólogo Marcelo Parreira Veloso, autor do livro Visita técnica: uma investigação acadêmica, diz que a visita técnica não é um simples passeio, mas tem um ritual de atividades didáticas e pedagógicas. Durante a visita, foram ampliados conteúdos das disciplinas de Planejamento Turístico, Método e Técnica de Pesquisa em Turismo, e Turismo e Meio Ambiente. “Os acadêmicos foram levados a conhecerem o processo do planejamento turístico implantado no Município; a identificarem as etapas do planejamento adotadas para o desenvolvimento do turismo na Lapa; a analisarem  a sinalização turística existente; a verificarem a potencialidade dos recursos naturais e culturais durante a visita técnica; e a conhecerem a opinião dos turistas sobre o Município”, explica Souza.

Para Veloso, a visita técnica deve ser obrigatória para a formação do graduado em Turismo, pois engloba pesquisa, aprendizado e formação profissional, o melhor ensinamento teórico e prático do estudo do atrativo ou serviço turístico. O regulamento para visitas técnicas e viagens de estudo da Uniuv está de acordo com o pensamento do teórico, objetivando oportunizar ao acadêmico aprofundar os conhecimentos, além de aguçar a curiosidade e aprimorar a formação profissional.

Na foto, em destaque, os acadêmicos participam de uma reunião, no Departamento de Turismo do Município.