Inicial 9 Notícia 9 Curso de Odontologia da UNIUV é referência de qualidade no estado

Curso de Odontologia da UNIUV é referência de qualidade no estado

Há oito anos, a primeira clinica de Odontologia do Centro Universitário de União da vitória (UNIUV) era inaugurada. Desde então, se tornou referência na qualidade de ensino, contando com uma estrutura impecável e ótimo atendimento a comunidade, hoje, com quatro clínicas. O curso é nota quatro no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

A graduação em Odontologia tem como objetivo preparar o aluno para os desafios do mercado de trabalho. Os estudantes são orientados por um corpo docente formado por mestres e doutores capacitados e atuantes na área. Três turmas já foram formadas, levando novos profissionais na área odontológica.

Para o Professor Lucas Ruiz o diferencial do curso de Odontologia da Uniuv é uma estrutura completamente nova e muito bem planejada. “Além da estrutura, há um corpo docente jovem e capacitado com mestres e doutores”, afirma.

VI Jornada Acadêmica Odontológica

Com grande prestigio na região, o curso de Odontologia, realizou sua VI Jornada Acadêmica, entre os dias 29 de outubro à 1º de novembro, na sala de eventos da instituição alternando com o Cine Gracher na Havan.

Para a professora Diulie Cavassim, vice-coordenadora do curso, os acadêmicos apreciaram as palestras e tiveram um ótimo retorno em conteúdo. “Na questão de adquirir conhecimento, os acadêmicos tiveram um ótimo retorno, aprenderam novas técnicas, além disso, tivemos um feedback positivo por parte dos palestrantes sobre a organização do evento.”

A Jornada tem o intuito de estimular o desenvolvimento da pesquisa e novos conhecimentos aos acadêmicos por meio de palestras de personalidades notáveis da Odontologia.

O Coordenador do curso Rodrigo Cavassim, conta que a jornada foi um sucesso, muito além do que esperavam. “Todos puderam acompanhar as palestras e ficar por dentro das atualizações dentro da área de Odontologia. Foram abordados temas com as mais recentes tecnologias, e muitas novidades do que são usadas atualmente no âmbito Odontológico”, finaliza.

Ranking Universitário Folha de São Paulo – RUF 2019

Pelo Ranking Universitário Folha (RUF/2019), o curso obteve ótima pontuação, e ficou entre os melhores do estado, sendo o único reconhecido na região. Para reafirmar isso, no quesito corpo docente, obteve pontuação máxima.

Estrutura

A estrutura conta, atualmente, com mais de 49 consultórios montados, com equipamentos de ultima geração, além do centro cirúrgico com quatro mesas.

No piso superior estão instalados os laboratórios multidisciplinares do curso, onde são realizadas as matérias de pré-atendimento aos pacientes.  Neste laboratório, os acadêmicos aprendem anatomia, dentística e todos os procedimentos necessários aos que antecedem aos pacientes. O espaço possui um ambiente radiológico completo, com duas salas e uma câmara escura para revelação das chapas.

O curso

Todas as disciplinas aplicadas no curso são teóricas e práticas, tanto as disciplinas básicas aplicadas nos quatro primeiros semestres, quanto as que são aplicadas nos últimos semestres. Em todas as matérias os acadêmicos passam pela fase laboratorial.

A acadêmica Hayla Morandi escolheu o curso de Odontologia da Uniuv pelo investimento em infraestrutura e por ser um centro de ensino referência. “Fico feliz por sempre ter coisas novas e diferentes em todas as áreas que a gente está aprendendo. Os próximos acadêmicos que estão por vir e escolherem a UNIUV só tem a ganhar com boas clínicas, bons materiais, bons professores”.

Acadêmicos e o atendimento à comunidade

Os trabalhos realizados para a comunidade são juntamente com as disciplinas de Saúde Coletiva e extramuros – quando os acadêmicos do curso visitam várias escolas da região para promover a conscientização da saúde bucal.

Os acadêmicos tem a oportunidade de participar de eventos que a instituição promove para a comunidade, orientando sobre a higienização bucal e prevenção de câncer bucal. O paciente que procura a clínica sempre terá seu tratamento de forma integral, ou seja, todos os procedimentos necessários serão realizados pelos acadêmicos.

São oferecidos os serviços de pediatria, reabilitação oral, próteses moveis tratamentos ortodônticos, cirurgias, remoção de lesão, entre outros. A clínica de odontologia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Alunos interessados em conhecer o curso podem agendar uma visita pelas redes sociais da instituição. Para agendamento de atendimentos, basta entrar em contato pelo telefone: (42) 3522-0553.

Depoimento de uma egressa

“As primeiras aulas práticas foram surpreendentes. O professor era excelente e nos passou um conhecimento muito grande, e quando a gente faz o que gosta tudo parecia mais fácil e foi muito gratificante. Era um sonho que junto com a UNIUV eu consegui realizar”, enfatizou a egressa Elisiane Zipperer em vídeo gravado recentemente e que mostra a estrutura do curso.

por: Kamilla Lima- Doing Agexcom