Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos de graduação e pós-graduação da UNIUV visitam obra de restauro da Ponte Hercílio Luz

No último dia 25, alunos dos cursos de Pós-Graduação em Especialização em Gerenciamento e Execução de Obras, e alunos de Graduação em Administração, Engenharia Civil e Ciências Contábeis do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), viajaram até Florianópolis (SC), em uma visita técnica na ponte Hercílio Luz.  O professor Ademir Mattos e o Engenheiro Roberto Domit, acompanharam os acadêmicos.

O intuito principal foi oportunizar aos estudantes da UNIUV um aprendizado técnico, colocando em prática o que se aprende em aula, sendo um link direto com a realidade de mercado e desafios para os futuros profissionais. Na chegada os acadêmicos foram recebidos pelo engenheiro fiscal da reforma, José Abel da Silva, que apresentou o acesso a vários pontos da obra e finalizou com uma palestra sobre todo o processo de recuperação, técnicas de engenharia civil, mecânica e gestão de processos.

A ponte Hercílio Luz foi construída da década de 20, sua inauguração foi em 13 de maio de 1926, a cidade na época tinha apenas 40 mil habitantes e dependia exclusivamente de transporte por barcos para que a população chegasse ao continente, à ponte foi uma obra de engenhosidade e perícia dos Engenheiros David Barnard Steinman e Holton D. Robinson.

A ponte está fechada desde 1991 e será liberada para circulação em 30 de dezembro de 2019. O Grupo responsável pela recuperação da ponte é a empresa Portuguesa Teixeira Duarte, uma organização com mais de sete mil unidades entregues no mundo todo.

Ademir conta que foram presenteados pelos diretores da empresa com um fragmento de ferro da ponte que será emoldurado e exposto na UNIUV. “Fomos recebidos pelos diretores da empresa que na oportunidade nos presentearam com uma pequena peça original da ponte em homenagem aos 45 anos de atuação da UNIUV no ensino superior”.

O Grupo Teixeira Duarte conta atualmente com mais de 11 mil trabalhadores que operaram em 19 países, em quatro continentes, desenvolvendo a atividade em seis setores diferentes como construção, concessões e serviços, incorporação, hotelaria, distribuição e automóveis.

por: Kamilla Lima- Doing Agexcom