Inicial 9 Notícia 9 Concurso cultural do COLTEC sorteia viagem ao Beto Carrero World

Concurso cultural do COLTEC sorteia viagem ao Beto Carrero World

Com o intuito de gerar o conhecimento e aprendizado, o projeto de extensão da UNIUV, “Compostagem caseira de resíduos orgânicos”, formada por professores e acadêmicos de Engenharia Ambiental, promoveu um concurso cultural para alunos do Colégio Técnico de União da Vitória (Coltec).

Os alunos escreveram redações durante todo o mês de agosto, com o tema sobre “Compostagem” que se referiu ao projeto. A comissão avaliadora dessas redações foi formada pelas professoras: Lisandra Kaminski, Mayara Gauer, Patrícia Gasparoto e Simone Junges.

A “disputa” foi acirrada e quem levou a melhor foi a aluna do terceiro ano ‘A’ Deborah Baukat, com a nota 9,7, seguido pelo aluno Rafael Prado, do terceiro ano ‘B’, com a nota 9,6, e pela aluna Laura Graurieski Alves, do primeiro ano ‘B’, com nota 9,5.

A premiação foi de uma viagem com acompanhante e tudo pago para o Beto Carrero World. O concurso contou com o apoio o apoio da Agência de Viagens Sete Ilhas, do Supermercado Macliv e do Restaurante Bom Sabor.

Confira a redação:

ALTERNATIVA PARA A CASCA DE BANANA

Segundo o artigo 225 da Constituição Federal, “todos têm direito ao meio
ambiente ecologicamente equilibrado”. Porém, em 2018, cerca de 255 mil toneladas
de lixo foram produzidas diariamente no Brasil, sendo que 52% eram matérias
orgânicas, como restos de alimentos e cascas de frutas, as quais reduzem a vida
útil de aterros sanitários e lixões e causam problemas ambientais.
Uma solução para evitar essas complicações é a compostagem caseira,
processo que consiste na decomposição da matéria orgânica por microrganismos,
sendo transformada em composto e, assim, voltando para o ciclo ecológico como
adubo.
Entretanto, é preciso realizar o processo de forma correta para não atrair
insetos ou causar mau cheiro: devem ser levadas em consideração a temperatura,
oxigenação, umidade e a seleção correta dos restos utilizados, já que alguns, como
a carne, não são indicados.
Além de reduzir a quantidade de resíduos em aterros sanitários, a emissão
de gás metano e as queimadas, a compostagem produz o húmus, que possui
muitos nutrientes e pode ser fornecido às plantas, melhorar a qualidade do solo e
aumentar a produção de vegetais.
Portanto, diante da situação atual em que muitas pessoas consomem muito,
é de extrema importância divulgar a compostagem, pois quanto mais pessoas
adotarem essa prática, mais fácil será diminuir os impactos ambientais e construir
um futuro com uma melhor qualidade de vida para todos.

por: Kamilla Lima- Doing Agexcom