Inicial 9 Notícia 9 AÇÕES DO PROJETO RIO LIMPO REMOVEM GRANDE QUANTIDADE DE LIXO DO RIO IGUAÇU

AÇÕES DO PROJETO RIO LIMPO REMOVEM GRANDE QUANTIDADE DE LIXO DO RIO IGUAÇU

Durante o dia todo, no sábado (4), foi realizada a 8ª edição do Projeto Rio Limpo: Lutando pelo Iguaçu. O evento é organizado pelo curso de Engenharia Ambiental, do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), e conta com o Selo ODS Sesi de boas práticas.

A coordenadora do Projeto Lisandra Kaminski, conta que o evento foi criado pelos acadêmicos, como forma de alertar a população da poluição do Rio Iguaçu. “É um evento que desde sua criação, busca uma forma de melhorar a qualidade ambiental da região, além de conscientizar a população que a poluição de alguma forma é de nossa responsabilidade”.

O evento que já é consolidado na região desde 2012, e tem o intuito de conscientizar a comunidade em relação à poluição do meio ambiente. Voluntários da instituição e da comunidade se fizeram presentes para ajudar na retirada do lixo, que este ano bateu a marca de 1,2 toneladas.

“Esse ano o rio estava mais cheio, e as margens menos expostas, consequentemente os resíduos também, então já esperávamos que houvesse uma baixa de retirada em relação ao ano passado, mesmo assim foi uma quantidade significativa”, comenta Lisandra.

No período de divulgação do evento, foi aderido um desafio que é mundial, para participar bastava tirar uma foto de uma área que precisava ser limpa, logo após realizar a limpeza do local, tirar uma foto criativa e postar com a hashtag #8RioLimpo e #TrashChallenge marcando a UNIUV. O desafio foi feito pelo instagram, o primeiro lugar : @Groulersclub.união – Sarah Iwanko, ganhou uma cesta de produtos da Dimension Engenharia; o segundo lugar: @julianafrancon75 – Juliana Franco, ganhou um vale compras do supermercado Macliv.

Durante o evento, os visitantes encontravam tendas de aferição de pressão arterial e glicemia, exposições de empresas, feira de adoção de cães, distribuição de mudas de árvores nativas e temperos, orientação de finanças pessoais, ‘Rock in Rio Limpo’, pintura de rosto para as crianças, atividades ambientais educativas, ônibus Ecoexpresso Sanepar, atividades recreativas e esportivas, brinquedos infláveis, oficina de brinquedos com materiais recicláveis e orientações sobre escovação bucal.

Os projetos de extensão “Reutilização do Lixo tecnológico” e “Sabão Ecológico” arrecadaram 80 quilos de lixos eletrônicos, e 100 litros de óleo de cozinha usado. Para fazer o descarte era necessário doar 1 kg de alimento, os quais serão doados para a Associação de Reabilitação à Sobriedade (ARES), junto com um vale compras do mercado Macliv.

A empresa parceira de Tratamento de Resíduos Urbanos (Ecovale) recolheu: 805 kg de televisores; 223 kg de lixos diversos e 20,5 kg de pilhas. Além de oferecer a agua tratada para todos os visitantes e voluntários do evento.

Esse ano, mais de 50 voluntários participaram do evento, e ganharam brindes por meio de um sorteio realizado no fim do dia. Foram sorteados cinco kits da linha Evo produtos sustentáveis, três brindes da Dalgallo presentes e uma cesta de produtos da Dimension Engenharia.

O mutirão de limpeza ocorreu da ponte do Arco até a o trecho da BR153. Ao longo desses oito anos de projeto já foram retirados 12,9 toneladas de lixo.

“É um evento que mobiliza a sociedade em prol de uma causa maior. É necessário salientar que o todo sempre será maior que a soma das partes e a UNIUV está engajada nesse processo social”, finaliza Alysson Frantz, reitor da instituição.

por: Kamilla Lima- Doing Agexcom