Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos da UNIUV levam projeto para o município de Chã Preta, em Alagoas

Acadêmicos da UNIUV levam projeto para o município de Chã Preta, em Alagoas

Durante os dias 15 e 30 de julho, O Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) participou da Operação Rondon Palmares realizada no estado de Alagoas. A equipe visitou a cidade de Chã Preta.

Roberta Orth, acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo, conta que foi uma experiência única, tanto na sua vida acadêmica como na pessoal. “Tivemos a oportunidade de aplicar o que aprendemos em todos esses anos de faculdade, eu acho que conhecer novos ambientes agregou muito no meu aprendizado como pessoa. Uma lição de vida e cidadania”.

Na operação os acadêmicos propuseram a reforma de uma das praças do município que estava se deteriorando com o tempo. O espaço escolhido tinha uma academia ao ar livre, um parquinho e uma quadra de areia, que ao passar dos anos estava sem condições de uso.

Para o acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo, Helmar Eduardo Szpunar Otto, foi gratificante conseguir realizar esse projeto. “Assim que chegamos lá, a praça nos chamou a atenção. Com o passar dos dias conversamos muito sobre esse projeto, e no penúltimo dia medimos tudo e trouxemos a ideia para ser finalizada aqui ”.

A revitalização deste ambiente foi desenvolvida pelos acadêmicos Eduardo Otto, Roberta e Manoeli Paulina dos Santos. A ideia é instalar uma nova academia ao ar livre exatamente como os da região sul, e fazer um parquinho para as crianças. Com o apoio da UNIUV e da Prefeitura de Chã Preta (AL) a aplicação deste projeto deve ocorrer até o final deste ano.

Além dos acadêmicos, Eduardo Otto, Roberta e Manoeli, participaram da Operação Palmares os professores Emili Coimbra de Souza e Wilson Carlos Eckl, e os acadêmicos Carolina Aparecida Bieniek, Elouize Lech, Ettiely Thainara Giacomini, Faberson Mendes, Gabriela Ferreira, Letícia Laís Sonálio, Tamiris Karpinski.

Projeto Rondon

A Operação Palmares aconteceu entre os dias 15 e 30 de julho, em 12 municípios do estado de Alagoas. O objetivo é contribuir para a formação do universitário como cidadão e integrar ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País.

por: Kamilla Lima – Doing/AgexCom