Inicial 9 Notícia 9 Rondonistas iniciam atividades nas Escolas de Bituruna

Rondonistas iniciam atividades nas Escolas de Bituruna

Nesta segunda semana da Operação, os Rondonistas da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), Universidade Federal do Paraná (UTFPR) e o Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage) iniciaram suas atividades nas escolas do município de Bituruna (PR). No período matutino, foram elaboradas dinâmicas de grupo com os alunos da Escola Municipal Infantil Frei Tiago Luchese, envolvendo dança e brincadeiras relacionadas ao escotismo, oficina sobre higiene bucal, e atividades sobre a conscientização do meio ambiente e animais peçonhentos e da região.

Durante a tarde, os Rondonistas conversaram com gestantes sobre os cuidados do pré e pós parto, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, ensinaram recursos didáticos para professoras na Escola Municipal Dr. Oscar Geyer, e também desenvolveram conversas com crianças e adolescentes no Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente – Clube do Abelhinha.

O Clube do Abelhinha é um dos projetos de contraturno de Bituruna, que começou em 1998, e trabalha com atividades manuais e artesanato, leitura e reforço escolar, para crianças e adolescentes que participam por vontade própria ou recomendação da escola que frequentam, além dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Os Rondonistas fizeram atividades voltadas para os  adolescentes que participam, ensinando-os sobre o Escotismo, e uma conversa mais séria, sobre o futuro profissional e as possibilidades de ingresso em faculdades públicas e particulares. Um dos Rondonistas que participou desse bate-papo foi Ediney Luiz Reis, que cursa Administração na UTFPR, e compartilhou com os jovens um pouco sobre sua vida acadêmica e profissional. “Eles estão interagindo e aprendendo com as nossas oficinas”, conta.

Giovani Araujo Belo é coordenador do Clube do Abelhinha desde 2014, e recebeu a Operação Rondon em Bituruna de braços abertos. “O trabalho dos Rondonistas é o mesmo que fazemos com essas crianças o ano todo, mas por serem acadêmicos, estão mais próximos delas para as aconselhar”, explica.

A última semana de atividades da Operação Rondon será focada nos alunos dentro das escolas, e as oficinas acontecerão até sexta-feira.

por: Equipe de Comunicação da UNIUV no Rondon