Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos do curso de Turismo da Uniuv visitam Feira do Empreendedor em Londrina

Os acadêmicos do quarto semestre, terceiro e quarto anos do curso de Turismo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) visitaram a Feira do Empreendedor, em Londrina (PR), na quinta-feira, 14. Considerada um dos maiores eventos de empreendedorismo do País, a feira foi realizada no Centro de Exposições e Eventos do Município, de 14 a 17 de agosto, com eventos paralelos a partir do dia 11. Segundo a coordenadora do colegiado do curso, professora Marivanda Bortoloso Pigatto, o colegiado incentiva a participação dos estudantes em feiras, evento e viagens técnicas, para que entrem em contato com a realidade do mercado, detectando possíveis segmentos a explorar e oportunidades de negócios. “É importante, para que eles conheçam  idéias inovadoras e para despertar neles a visão empreendedora”, afirma.

Entusiasmados, os estudantes de Turismo destacam a palestra magna Empreendedorismo, vocação para fazer acontecer, ministrada pela empresária Chieko Aoki, presidente da rede internacional de hotéis Blue Tree Hotels. Para o acadêmico Luiz Jorge Uliniki, a experiência de Aoki enriqueceu os conhecimentos adquiridos em sala de aula, principalmente, nas disciplinas de hotelaria e planejamento. Segundo o acadêmico, após fazer uma breve retrospectiva de sua vida, a empresária demonstrou detalhes de como fazer um empreendimento ser bem sucedido, destacando que o sorriso é sempre uma forma de manter uma comunicação saudável.

De acordo com Pigatto, a experiência dos acadêmicos vai ao encontro do projeto pedagógico do curso de Turismo da Uniuv. “O foco do curso é graduar profissionais com competência para gerir empreendimentos turísticos, como hotéis, agências, pousadas, parques temáticos, organizadoras de eventos, transportes e, também, para planejar e organizar destinos turísticos regionais e nacionais”, afirma.

Sobre a Feira do Empreendedor

Empreendedores dispostos a montar ou melhorar seus negócios são o público alvo da Feira do Empreendedor, organizada pelo Serviço Brasileiro de  Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Negociação de dívidas, planejamento, marketing pessoal, inadimplência, escolha de franquia, propriedade industrial, linhas de crédito, entre outros temas foram abordados nas palestras técnicas e talk shows que complementaram a área de exposição, na qual 92 empresas ofereceram mais de 100 oportunidades de negócios. Oficinas de gastronomia, saúde e beleza e artes manuais foram ministradas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar).

De acordo com a Agência  Sebrae de Notícias, 17.102 empreendedores e empresários passaram pelo Centro de Exposições e Eventos de Londrina, durante os quatro dias do evento. O número total de caravanas chegou a 231. Com elas, 7.129 pessoas de todas as regiões do Paraná participaram da Feira. O grupo da Uniuv estava entre as 19 caravanas que visitaram o Centro de Eventos de Londrina na quinta-feira, 14. Para o diretor-superintendente do Sebrae do Paraná, Allan Marcelo de Campos Costa, a presença maciça de caravanas de todo o Estado mostrou um interesse cada vez maior das pessoas por informações relativas ao empreendedorismo, que, segundo ele, representa uma força importante da economia.

É a quarta vez que o Paraná sedia a Feira do Empreendedor, que este ano já passou por Campo Grande (MS), Belém (PA) e Fortaleza (CE). Depois de Londrina, Florianópolis (SC), Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Palmas (TO), Caruaru (PE), Teresina (PI), Mossoró (RN) e Porto Alegre (RS) sediarão o evento.

Nas fotos, em destaque, o Centro de Exposições e Eventos de Londrina, os acadêmicos com a empresária Chieko Aoki, e os acadêmicos reunidos em frente ao ônibus.