Inicial 9 Notícia 9 Rondonistas realizam brincadeiras e atividades culturais em Cruz Machado

Rondonistas realizam brincadeiras e atividades culturais em Cruz Machado

Os Rondonistas do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e da Unicesumar – Campus Ponta Grossa que estão alojados na cidade de Cruz Machado, fizeram diversas atividades com as crianças nesse sábado (28). Durante o dia realizaram brincadeiras em grupo e pintura facial com as crianças, no Campo Castelo Branco, enquanto os Escoteiros montavam uma barraca de folhas de palmeira, incentivando as crianças a fazer trabalhos manuais e criativos. Simultaneamente, foi realizado um cinema direcionado ao público infantil, na Igreja Luterana da cidade, exibindo a animação Divertidamente.

Para o acadêmico de Engenharia Ambiental da UNIUV, Douglas Lypczinski, o que faz os Rondonistas trabalharem com tanta vontade é a hospitalidade da comunidade. “Essa é a nossa inspiração, porque em todo lugar que nós vamos, somos bem recebidos”, conta.

Segundo ele, uma das melhores partes da Operação Rondon é o desafio, porque nunca sabem a situação que vão encontrar ao realizar a oficina. Já para Ivana Jaskiu, também acadêmica de Engenharia Ambiental da UNIUV, uma das partes mais legais é trabalhar em equipe, acreditando no trabalho dos outros Rondonistas. “O Rondon nos faz parar de pensar apenas na gente, e fazer mais pelas outras pessoas”, afirma.

No cinema infantil, o professor coordenador da equipe de Rondonistas da UNIUV, Telange Telon Alves Neto, estava ajudando na exibição do filme. É a primeira vez que Telange participa da Operação Rondon, e acredita que é uma oportunidade de crescimento pessoal para todos os acadêmicos que participam. “Fazer parte das oficinas é muito mais gratificante do que ficar em casa, na nossa zona de conforto”, explica.

Durante a primeira semana de Operação Rondon, aconteceu em Cruz Machado oficinas de sabão ecológico, direitos da mulher, separação de lixo ecológico e dinâmicas musicais. Durante a segunda semana, as atividades serão focadas nas escolas do município, já que os alunos voltarão das férias, até o dia 3 de agosto, último dia de oficinas da Operação.

por: Equipe de Comunicação da UNIUV no Rondon