Inicial 9 Notícia 9 Oficinas de saúde e trânsito são ministradas pelo Rondon em Rio Azul

Oficinas de saúde e trânsito são ministradas pelo Rondon em Rio Azul

Nessa quarta-feira (25), os Rondonistas que estão em Rio Azul fizeram diversas atividades para o município. Pela manhã, os acadêmicos do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizaram uma oficina em prol do trânsito, e também oficinas sobre higienização bucal, saúde do homem e conscientização dos malefícios do tabagismo, voltada para os agentes comunitários.

A oficina relacionada ao trânsito aconteceu em uma das esquinas da rua principal da cidade, com o objetivo de passar dicas para melhorar o trânsito diário, e os alunos também pintaram faixas de pedestres.

As oficinas de higienização bucal, saúde do homem e sobre tabagismo aconteceram na Casa da Cultura de Rio Azul, e contou com a participação de 22 agentes comunitários. Para a professora Maria Nelsi Scheid Wietzke, responsável por essas oficinas, elas foram muito importantes porque os agentes comunitários levam as informações aprendidas para as comunidades mais afastadas da cidade. “Nunca é demais você abordar novamente esses temas, para conscientizar as pessoas, e é essencial que se faça esse trabalho”, conta.

No período da tarde, aconteceu as oficinas de sabão ecológico, planejamento de renda familiar e dinâmicas com as crianças na área rural. A oficina de sabão ecológico ensinou  uma maneira de reaproveitar óleo de cozinha usado, incentivando o empreendedorismo e a reutilização. O planejamento de renda familiar é uma oficina que procurou mostrar novas maneiras de organizar as economias anuais, e também outras oportunidades de trabalho, já que a cidade é conhecida pelo grande número de plantações de fumo, que dá lucro uma vez por ano, e muitos moradores da cidade dependem dessa renda.

por: Equipe de Comunicação da UNIUV no Rondon