Inicial 9 Notícia 9 UNIÃO DA VITÓRIA SEDIA OPERAÇÃO RONDON PARANÁ 2018

UNIÃO DA VITÓRIA SEDIA OPERAÇÃO RONDON PARANÁ 2018

Neste domingo 22, foi realizada a cerimônia de abertura da Operação Rondon Paraná 2018, no salão da Igreja Matriz de União da Vitória (PR), cidade sede da Operação. Essa é a quarta edição do Rondon Regional organizada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Este ano, a parceria é com o Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) para realização desse projeto.

A Operação Rondon Regional é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SETI), que tem como objetivo realizar ações nas áreas de saúde, educação, cultura, meio-ambiente, direitos humanos e justiça, trabalho, tecnologia e produção e comunicação, por meio de oficinas em escolas, aberto à comunidade.

Ao todo, são 10 municípios da região que receberão os 250 rondonistas, entre os dias 22 de julho e 4 de agosto. Os rondonistas participantes vieram  de Instituições de Ensino Superior do Paraná, São Paulo e Espirito Santo, e conta com a participação dos escoteiros paranaenses da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).

Durante a abertura, aconteceu a confraternização dos rondonistas com almoço, e então, a cerimônia com as autoridades das Instituições e municípios envolvidos na Operação, entre elas, Carlos Luciano Santana Vargas e Alysson Frantz, reitores das respectivas Instituições, e também a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, Marilisa do Rocio Oliveira, e a Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UNIUV, Patricia Schwartz Gasparotto.

Segundo a Pró-Reitora Patrícia, a melhor parte da cerimônia de abertura do Rondon, é observar a interação dos rondonistas. “O mais legal é ver a proatividade e animação deles”, conta.

O Cordenador do Projeto Rondon Nacional e representante do Ministério da Defesa, Coronel Yatabe, também prestigiou a solenidade. “Surgiu a oportunidade de vir conhecer o Projeto Regional, e não vim apenas prestigiar, vim aprender como a UEPG monta e coordena esse projeto”.

Após a abertura, os rondonistas se deslocaram para as cidades onde irão se alojar, e a partir de segunda-feira, 23, aplicar as oficinas para a comunidade.

por: Equipe de Comunicação da UNIUV no Rondon