Notícia

UNIUV inicia projeto de Equoterapia em Mallet

27/06/2018


Na sexta feira, 15, foi assinado o convênio com a Prefeitura Municipal de Mallet (PR) para o projeto de extensão ‘Inovação Social - Equoterapia Empreendimento Hoteleiro’. O projeto é de autoria do acadêmico de Administração Daniel Felipe Marcis, coordenado pelas professoras, Ana Paula da Silva Yamauti e Marivanda Bortoloso Pigatto.

O projeto visa estimular a inovação social em empreendimento hoteleiro através da implantação de atividades de Equoterapia na cidade de Mallet. Além de realizar visitas técnicas, para desenvolvimento do conhecimento especifico, será aplicada a inovação social, para alunos da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) do município.

Daniel conta que a ideia inicial era de uma empresa privada, e com o tempo surgiu à ideia de ser um projeto piloto. “Eu sugeri esse projeto de um centro de Equoterapia, pois eu já tenho conhecimento com cavalos, assim propus a ideia de fazermos este centro como uma inovação.”

O que se espera deste projeto por parte dos envolvidos é que traga um diferencial para a cidade visando trazer benefícios para os alunos da APAE, sendo um projeto sem custo algum. Marivanda conta que a ideia surgiu através de um trabalho pedido na disciplina de Administração. “O projeto surgiu em aula e todo mundo aprovou. Vai ajudar principalmente no desenvolvimento das crianças.”

Daniel acredita que com o projeto pode ajudar os alunos em sua evolução. “Pode ajudar no bem estar, na socialização, acredito que posso fazer com que os alunos acreditem mais em si mesmos com a autoconfiança, melhorando assim sua autoestima, a aprendizagem entre outras formas de melhorar a saúde desse praticante.”

As empresas apoiadoras são o Hotel Fazenda Hidromineral Dorizon, disponibilizando o espaço e os animais, a Prefeitura Municipal de Mallet, auxiliando a equipe de saúde. Contam com a presença constante da Assistente social e Psicólogo disponibilizado pela APAE, e com a assistência da  Psicopedagoga voluntária.  Já a Cavalaria da Policia Militar em Curitiba foi a responsável por aplicar o curso básico de Equoterapia aos acadêmicos do Projeto, além disso receberam a colaboração de materiais necessários da empresa Ervateira Sokoloswki e da Agropecuária Agrodu.

Com o apoio da UNIUV, a intenção é levar a extensão desse projeto para as cidades vizinhas, abrindo convênios com as prefeituras e com as APAE da região. 


por: Kamilla Lima - Doing/AgexCom