Notícia

Alunos de Engenharia Ambiental realizam visita técnica para visualizar procedimentos de gestão de diferentes resíduos sólidos

14/06/2017


Alunos do 1º e 7º semestre de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) realizaram no dia de ontem, 13, uma visita técnica à Central de Tratamento de Resíduos da empresa Ecovale e também na Usina de Triagem de Resíduos Recicláveis de Porto União.

Na Central de Tratamento de Resíduos, os acadêmicos acompanharam o processo de coleta, recebimento e reciclagem de resíduos de construção civil, que se inicia com a triagem dos materiais descartados e retirada de resíduos contaminantes, com posterior britagem para geração de um material que pode ser reutilizado na construção civil. Na oportunidade, também foi apresentada a operação do aterro de resíduos industriais Classe II, ou seja, aqueles que não são perigosos, desde a preparação das células de acordo com as normas ambientais, até o seu fechamento, bem como o processo de tratamento do chorume gerado no aterro. Já na Usina de Triagem foi possível conhecer os procedimentos de separação e valorização de recicláveis adotados pela empresa, e também os diversos tipos de materiais comercializados atualmente pela usina. "As visitas técnicas são instrumentos muito importantes no processo de aprendizado do acadêmico, pois promovem o encontro com o universo profissional, proporcionando uma formação mais ampla", comenta a coordenadora do curso, Lisandra Kaminski.

Nos dois locais visitados as explicações foram realizadas pelos egressos da UNIUV Felipe Kotwiski e Marcel Duvoisinski, funcionários da empresa Ecovale.

 


por: Ivana Caroline Porn - Doing/Agexcom