Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Curso de Engenharia Ambiental da UNIUV realiza ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Curso de Engenharia Ambiental da UNIUV realiza ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

O curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) realizou entre os dias 5 e 10 de junho atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. As ações ocorreram devido a parceria entre o curso, UNIUV, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Porto União e Ecovale Tratamento de Resíduos.


As atividades tiveram como objetivo incentivar a conscientização ambiental da comunidade envolvida e proporcionar o recebimento de resíduos de difícil destinação, contribuindo com a preservação do meio ambiente. Foram três públicos atingidos: os alunos da rede pública do município de Porto União, os acadêmicos e servidores da UNIUV e a comunidade da região como um todo.


A semana contemplou a realização de palestras e oficinas de educação ambiental nas escolas São Bernardo do Campo, João Fernando Sobral, São Pedro do Timbó, Lança, e Jornalista Hermínio Milis pela equipe do Projeto de Extensão Reciclando Ideias, formado por acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental.


Também fez parte da semana a disponibilização de um ponto de coleta de óleo de cozinha usado e de lixo eletrônico nos dias 06 e 08 de junho, nos períodos da manhã e tarde, para servidores e acadêmicos da UNIUV, ação em parceria com o Projeto de Extensão Reutilização do Lixo Tecnológico, do curso de Sistemas de Informação.


Finalizando a comemoração, foi realizado no sábado, 10, uma coleta ecológica, que teve como por objetivo proporcionar à comunidade da região um local para destinação ambientalmente adequada, mediante quantidade limitada, de pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, lixo eletrônico e óleo de cozinha usado. “A responsabilidade pela destinação final dos resíduos recebidos, com exceção do óleo de cozinha, por Lei, é atribuída ao fabricante. Entretanto, a efetivação desta responsabilidade é lenta e o gerador, por enquanto, não consegue destinar os resíduos nos locais de compra. Para o encaminhamento correto destes resíduos há um custo, por isso a empresa Ecovale recebeu os resíduos no evento com quantidades limitadas, visando atender as pessoas físicas”, comenta Lisandra Kaminski, coordenadora do curso.


Além do recebimento dos resíduos, também foram entregues materiais educativos contendo dicas sustentáveis, visando conscientizar a comunidade sobre os problemas ambientais e promover a mudança de hábitos. Ainda, foram distribuídas mudas de árvores pela equipe da Prefeitura de Porto União e sabões ecológicos produzidos a partir do descarte de óleo em ações anteriores, para quem descartou o óleo nesta ação, pela equipe da UNIUV.


Ao todo, foram descartadas 135 Lâmpadas, 14 Baterias, 183 Pilhas, 39 Eletroeletrônicos e aproximadamente 70 litros de óleo. “Pode-se perceber a preocupação da população em descartar corretamente os resíduos recebidos na ação. Algumas pessoas mencionaram que, por não haver um local contínuo de descarte, acumulam os resíduos em casa e aguardam oportunidades como essa para descartá-los, ao invés de procurarem formas mais fáceis, porém inadequadas, para isso”, relada Lisandra.


 


 


 


 


 


 


 


 

por: Ivana Caroline Porn – Doing/Agexcom

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo