Inicial 9 Notícia 9 Comunidade e Batalhão – cem anos de integração

Comunidade e Batalhão – cem anos de integração

A Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi) promove, e o 5.º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5.º BEC Bld), Instituições de Ensino Superior de Porto União e União da Vitória, Secretarias de Cultura de Porto União e de União da Vitória, Secretarias Municipais de Educação, de Porto União e de União da Vitória, Núcleo Regional de Educação de União da Vitória organizam  um Concurso Literário, pela passagem dos 100  Anos de participação do 5.º BEC Bld na comunidade das Gêmeas do Iguaçu.

O público-alvo são os estudantes de todos os níveis de ensino.

As palavras-chave são: cidadania, apoio nas calamidades, aprimoramento do cidadão, manutenção da paz, ideal e pátria, construindo pontes (laços de amizade, apoio, além de pontes concretas, quando necessário…)

O lema do 5.º BEC Bld é: Aqui nasce o soldado e aprimora-se o cidadão.

Esse concurso consta de vários níveis e gêneros: Nível Superior – Crônicas; Nível Médio – Poemas; Nível Fundamental – 5.ª a 8.ª séries – Slogans; Nível Fundamental – 1.ª a 4.ª séries – Historinhas.

Em todos os casos, o texto deve ser de uma lauda a lauda e meia. Militares estudantes pertencerão a uma Categoria Especial, com gênero correspondente a seu nível escolar.

Cabe a cada Instituição de Ensino selecionar o melhor trabalho de cada nível e enviar, devidamente digitado, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço de entrelinhas 1,5.

Os trabalhos deverão ser entregues, de 13 a 20 de outubro, de 2.ª a 6.ª, no Castelinho de Porto União, à Presidente da ALVI, Prof.ª Therezinha Wolff, das  9h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

Os textos deverão ser entregues num envelope grande, identificado apenas com o pseudônimo do autor. Deverá conter também um envelope pequeno, lacrado, identificado na sua parte externa com o pseudônimo; internamente, deverá conter os dados do autor (nome completo, instituição, gênero literário).

Os trabalhos deverão ser feitos em sala de aula.

A premiação constará, em cada nível, de: 1.º lugar – troféu e certificado; 2.º lugar: medalha personalizada e certificado; 3.º lugar – medalha personalizada e certificado.

Todos os estudantes cujo trabalho for selecionado receberão Certificado de Participação.

A premiação se dará dia 19 de novembro de 2008, na Praça Hercílio Luz, ao meio-dia, durante a cerimônia alusiva à Bandeira.

Informações com Prof.ª Fahena Porto Horbatiuk, na Uniuv, 3522-1837 e-mail: prof.fahena@uniuv.edu.br

Sargento Ciotta – Seção de Comunicação Social do 5.º BEC Bld  3522-1542 e e-mail: anderson_ciotta@hotmail.com

Sargento Sanches, no Arquivo Geral do 5.º BEC Bld 3522-1693, ramal 220.