Inicial 9 Notícia 9 Reunião geral com candidatos inscritos no Projeto Rondon é realizada

Reunião geral com candidatos inscritos no Projeto Rondon é realizada

Aconteceu na tarde de hoje, 16, a reunião geral com os inscritos no Projeto Rondon, etapa obrigatória no processo de seleção, resultando em desclassificação para o candidato que, porventura, não tenha comparecido. Essa é a quarta vez que o Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) participa do projeto, que neste ano comemora seu cinquentenário. A instituição atuará na cidade de Presidente Médici, em Rondônia, entre os dias 7 e 23 de julho.

De acordo com a representante do Ministério da Defesa para o projeto Rondon na UNIUV, Vivian Gertrudes Buchholz Guimarães, a intenção dessa reunião é mostrar aos candidatos a realidade que eles encontrarão ao participar do projeto. “Essa reunião serve para colocar o aluno a par da realidade que ele vai encontrar e o que ele vai precisar desenvolver desde o início do projeto Rondon. É um momento em que o aluno percebe o que vem pela frente e é até um momento de reflexão. Se ele acreditar que está apto para encarar todas essas atividades que virão pela frente, ele dá andamento ao processo. Se ele achar que o Rondon não atende o perfil dele, que ele não gostaria de desenvolver um projeto com essas características, esse é o momento de pensar e decidir se vai seguir ou não em frente com esse processo de seleção”, explica.

Segundo Vivian, essa reunião dá ao candidato uma visão geral do que é o Projeto Rondon, e quais serão suas responsabilidades caso torne-se um rondonista. “É um momento muito importante porque ele dá ao aluno a ideia de tudo aquilo que ele vai enfrentar. Claro que muda de um município para o outro, mas a essência do projeto é a mesma. São colocadas as responsabilidades do aluno, o que ele pode e o que não pode fazer. Agora nós passamos para a segunda etapa, a prova escrita, que será realizada amanhã”, comenta.

Durante a reunião, os professores envolvidos explicaram aos candidatos conceitos básicos sobre o projeto. Vivian falou sobre o processo de seleção, explicando normas presentes no edital publicado no site da UNIUV. Já os professores Wilson Carlos Eckl e Emili Coimbra de Souza falaram sobre a experiência de participar do projeto, sendo que ambos já participaram de edições anteriores e, neste ano, são os responsáveis pelo grupo que participará da operação que comemora o cinquentenário do Projeto Rondon. Para esta edição, 30 acadêmicos da UNIUV inscreveram-se, sendo que a Operação Cinquentenário será composta por dez pessoas: dois professores e oito acadêmicos. Serão cadastrados ainda dois acadêmicos suplentes, para compor o cadastro de reserva.

por: Ivana Caroline – Doing/Agexcom