Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos formados pela UNIUV recebem diploma no ato da colação de grau

Acadêmicos formados pela UNIUV recebem diploma no ato da colação de grau

Desde o início do ano, o Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) adotou uma nova forma de entrega de diplomas: agora, após a colação de grau, o formando sai da cerimônia com histórico de graduação e diploma em mãos. A mudança só foi possível por que, por ser um centro universitário, a UNIUV pode emitir seus próprios diplomas, sem precisar que os mesmos sejam registrados por uma universidade, fato que não é possível em uma faculdade. Os graduados antes de 2017 também serão beneficiados, pois o tempo de espera para a emissão do diploma diminui significativamente.

Segundo o reitor, Alysson Frantz, o tempo para a emissão dos diplomas anteriormente a mudança era superior a seis meses, agora, o documento é entregue em no máximo 30 dias. “Esse é um tempo de conferência porque, às vezes, o acadêmico colou grau há muitos anos, então nós temos que ir até o arquivo, buscar a documentação, verificar e fazer a edição do diploma para o emitir e ele ir para o registro”, explica.

O modelo do diploma também mudou. Até ano passado, a UNIUV oferecia três modelos de diploma: o simples, que era gratuito, e os diplomas em papel vegetal e o diploma apergaminhado. Agora, o diploma é emitido em um modelo único, impresso em papel moeda, gratuitamente. “A UNIUV passou a adotar um único modelo de diploma, com vários itens de segurança para caracterizar a sua autenticidade, pois é ele que atribui as prerrogativas legais inerentes a profissão de quem está se formando. É lógico que algumas profissões ainda exigem um registro, em que o profissional tem a licença do exercício naquela profissão, mas as prerrogativas legais de formação são dadas pelo diploma”, comenta Frantz.

Para o Secretário Acadêmico, Wilson Carlos Eckl, a entrega do diploma no ato da colação de grau diferencia a UNIUV das demais instituições de ensino superior da região. “A autonomia de registro de diplomas torna a UNIUV regionalmente pioneira no quesito, o que favorece os formados em nossa instituição, reafirmando nossa qualidade institucional e mostrando o quanto a UNIUV se volta em auxílio à comunidade regional”, relata.

A intenção da UNIUV, segundo Frantz, é trazer cada vez mais benefícios aos acadêmicos, buscando retribuir o esforço dos estudantes durante sua vida acadêmica na instituição. “Os nossos egressos são, no mercado de trabalho, visivelmente melhores que os egressos de outras instituições. Então, essa é uma maneira de a UNIUV agradecer todo o trabalho que os acadêmicos fazem no período em que estão aqui. São eles que dão o ritmo ao centro universitário. Eles que fazem a instituição crescer. A verdade é que, ao final de tudo isso, a UNIUV é mais. Além do viver bem e estudar melhor, aqui os acadêmicos tem algo a mais”, afirma Frantz.

Neste ano, os cursos de Ciências Contábeis, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Sistemas de Informação e Administração já formaram seus acadêmicos, que já receberam os diplomas.

Para informações sobre a emissão de segundas vias de diplomas, é necessário entrar em contato com a secretaria pelo telefone (42) 3522 1837.

por: Ivana Caroline – Doing/Agexcom