Inicial 9 Notícia 9 Professor da UNIUV participará de treinamento acadêmico na Universidade Tecnológica de Kielce

O professor do curso de Engenharia Civil, Bruno Sucharski, será o primeiro docente do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) a realizar uma viagem de intercâmbio à Polônia para participar de um treinamento acadêmico na Universidade Tecnológica de Kielce. O intercâmbio foi possível por conta do convênio assinado entre as duas instituições no ano passado.

Foi o curso de polonês ofertado pela UNIUV que despertou em Sucharski o interesse pela Polônia, e de conhecer mais sobre o país. “Quando eu entrei no curso de polonês comecei a perceber que a Polônia tem potencial muito grande, que está crescendo muito. O laboratório que eu vou é um dos mais avançados em pesquisa com laser para estrutura e mecânica da Europa inteira. É um país que não tem tanto destaque quanto outros próximos, mas é um país que está crescendo muito, e foi graças ao curso que eu tive essa perspectiva e consegui visualizar o potencial que tinha de ir para lá”, destaca.

Segundo o professor, seu interesse em iniciar o curso, mesmo conhecendo pouco sobre o país, foi tanto pela aprendizagem de uma nova língua, quanto pela possibilidade de poder realizar o intercâmbio. “Quando a UNIUV firmou o convênio com a UTK eu imaginei que fosse ser feito um processo seletivo, inclusive teve uma procura grande dos professores, mas alguns não deram seguimento nas aulas de polonês por conta da carga horária da universidade que muda de um semestre para o outro. Como eu participava do curso no período da tarde eu consegui manter a frequência nas aulas, então consegui um conhecimento básico do polonês. Após isso começaram as negociações para que um professor daqui fosse para a Polônia, e como eu estava apto a viajar e dominava a língua inglesa, além de ter um conhecimento básico sobre a língua polonesa, eu recebi um convite da UTK para passar três meses lá”, comenta.

Sucharski teve, então, que organizar sua carga horária, ministrando suas disciplinas em um regime especial, para que nenhum aluno fosse prejudicado. Já a parte burocrática para a obtenção de visto foi facilitada pelo convênio. “O convênio foi um facilitador porque, com o convite da UTK para realizar o intercâmbio, eu pude apresentar o motivo da viagem e a confirmação de estadia, já que vou ficar hospedado em uma das edificações da faculdade em um dormitório universitário”, explica.

O convite da universidade polonesa foi para que Sucharski participe de um treinamento acadêmico, realizando uma pesquisa, junto de outros membros da UTK, sobre estrutura de concreto. Contudo, o professor já começou a estudar sobre o tema ainda aqui no Brasil, para chegar na Polônia a par do assunto.

A viagem está marcada para segunda-feira (14), e o retorno está previsto para o dia 20 de fevereiro de 2017. Para Sucharski essa viagem será fundamental para ele e para o futuro do convênio. “O objetivo do intercâmbio é formalizar o acordo entre as duas universidades, trazer informações sobre o processo e como funciona, até mesmo para alunos que se interessem e queiram fazer alguma disciplina lá na universidade”, relata.

Sucharski ainda conta, que o slogan da universidade, criado pela nova reitoria, está mesmo sendo realizado. “Os novos reitores estão criando oportunidades para os acadêmicos e professores. Essa oportunidade de intercâmbio realmente pode mudar a vida de cada um, tanto pessoal quanto profissionalmente. É a oportunidade de viver uma nova realidade e melhorar a sua graduação, o seu currículo profissional. A UNIUV tem gerado sempre várias oportunidades e isso realmente faz todos nós vivermos bem e estudar melhor”, finaliza.

por: Ivana Caroline – Doing/Agexcom