Inicial 9 Notícia 9 Projeto de bolsas de estudos da UNIUV vira lei

Projeto de bolsas de estudos da UNIUV vira lei

Foi sancionada no dia 25 de outubro, pelo prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, a lei que autoriza o Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) a reverter os valores recolhidos pelo Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) dos servidores da instituição em bolsas de estudos na proporção de até 100% do valor, válidas para todos os cursos ofertados e mantidos pela universidade.

As bolsas serão ofertadas de acordo com a necessidade financeira do candidato, priorizando os de baixa renda, após avaliação de documentação específica e socioeconômica, que será realizada pelos assistentes sociais do município. Contudo, para concorrer a uma bolsa, o candidato deverá estar regulamente matriculado em um dos cursos ofertados pela UNIUV.

Inicialmente,uma proposta de um projeto de lei foi apresentado pela  UNIUV e vereadores da cidade, a fim de discutir a possibilidade da implantação das bolsas. “Após a conversa com os vereadores sobre a proposta, eles enviaram um requerimento assinado por todos pedindo o encaminhamento do projeto de lei. O prefeito encaminhou o projeto para a Câmara de Vereadores sendo aprovado por unanimidade em dois turnos. Ainda foi realizada uma terceira votação para a redação final, também aprovada  por unanimidade, e sem alterações no texto. Após as votações pela Câmara, o projeto voltou para o Executivo municipal, para ser avaliado novamente pelo prefeito que sancionou a lei”, conta Frantz.

A partir do dia 1º de novembro quando foi publicada na página 73 do Diário Oficial dos Municípios do Paraná, têm-se até 45 dias para regulamentar-se a lei por meio de decreto municipal, que definirá os critérios para a concessão das bolsas. “Voltaremos a conversar com o prefeito para que possamos discutir juntos o decreto. Somente com a emissão do decreto é que vamos noticiar os critérios e como será o processo de seleção dos bolsistas. Não temos como precisar a quantidade de bolsas a ser disponibilizadas, pois o valor percentual de cada benefício varia de acordo com a renda e as condições socioeconômicas familiar avaliadas por uma comissão da assistência social do município, nomeada pelo prefeito”, explica Frantz.

por: Ivana Caroline – Doing/Agexcom