Inicial 9 Notícia 9 UNIUV passa por avaliação para recadastramento como centro universitário

UNIUV passa por avaliação para recadastramento como centro universitário

Um dos principais objetivos do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) é proporcionar cada vez mais benefícios para os acadêmicos, funcionários e também para a sociedade, seja através de melhorias nas instalações da instituição, realização de eventos culturais abertos ao público, atendimentos na clínica odontológica, entre outras atividades. Vindo de encontro a esse alvo, a UNIUV passou por uma avaliação para o recadastramento como centro universitário. Esta é a terceira vez que a instituição passa pela a avaliação. A primeira foi em 2006, quando passou a ser considerada centro universitário, e a segunda em 2011, para a renovação.

A avaliação foi realizada por uma comissão externa indicada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), composta pela doutora em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e professora aposentada do Departamento de Ciências Sociais do Centro de Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ana Cleide Chiarotti Cesário; pelo doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor do departamento de Economia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Fernando Franco Netto; e pela doutora em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e professora do departamento de História da Unicentro, Marcia Terezinha Tembil.

Os avaliadores visitaram a instituição durante os dias 19 e 21 e, de acordo com um cronograma pré-estabelecido, realizaram entrevistas com dirigentes, pró-reitores, coordenadores de cursos, funcionários, professores e alunos. A comissão também visitou todos os setores e laboratórios da instituição, incluindo o núcleo da UNIUV em São Mateus do Sul. “Para a UNIUV a visita constitui-se de grande importância porque é a oportunidade de atestar que a instituição vem cumprindo com sua missão e função social, por meio das políticas e práticas educacionais contidas em seu Planejamento de Desenvolvimento Institucional”, comenta o assessor técnico da UNIUV, Odelir Dileto Cachoeira.

Para o reitor, Alysson Frantz, o processo de recredenciamento como centro universitário fortalece a instituição, e é visto com muita alegria, já que aconteceu em um momento em que a UNIUV passa por uma série de transformações. “A felicidade está em identificar a UNIUV na sua realidade, apontando possíveis falhas, problemas que talvez ainda tenhamos, assim como nossos pontos fortes. Isso nos permite, por meio de uma avaliação externa, observar no que somos melhores e potencializar isso, e eventuais falhas ou problemas que corrigiremos ao longo do tempo com um trabalho continuo junto os acadêmicos e todos os servidores”, declara.

por: Ivana Caroline – Doing/Agexcom