Inicial 9 Notícia 9 Aluno do curso de polonês da UNIUV ganha bolsa para estudar medicina na Polônia

Aluno do curso de polonês da UNIUV ganha bolsa para estudar medicina na Polônia

O aluno do curso de polonês, ofertado pelo Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) para a comunidade de nossas cidades e região desde setembro de 2015, Gabriel Kotecki ganhou uma bolsa de estudos do governo polonês para estudar medicina na Universidade de Lodz. Kotecki irá para o país no final deste mês.

Kotecki começou o curso no ano passado, por indicação de uma amiga que já participava das aulas na UNIUV e logo em seguida soube das bolsas de estudo na Polônia. “Fiquei sabendo das bolsas de estudo através de uma amiga da família, que indicou o site do Consulado Geral da Polônia em Curitiba e passei a acompanhar todos os dias cada notícia sobre a abertura de processo seletivo para bolsas de estudo”, relata.

As etapas para seleção eram poucas, mas um tanto burocráticas. “Reuni a documentação necessária, o histórico escolar e uma declaração de conclusão de ensino médio com reconhecimento no Ministério das Relações Exteriores e uma cópia traduzida por um tradutor juramentado da Polônia. Também foi necessário um atestado médico confirmando meu estado de saúde para ingressar em nível superior, um formulário emitido pelo Consulado falando o que gostaria de cursar e uma breve carta de apresentação”, conta Kotecki.

Segundo Kotecki, a preparação para a viagem está sendo uma correria. “O resultado que era para ser dado em agosto saiu apenas agora na última quarta-feira. É muita coisa para organizar, para viajar no final desse mês, mas com certeza está valendo a pena. Confesso que fiquei muito surpreso pelo fato da bolsa ser a mais concorrida e eu estar entre os selecionados. Eu e minha família ficamos muito felizes com o resultado e eles me deram total apoio para que eu fosse em frente e lutasse pelo meu sonho. Feliz em pensar que vou poder ajudar salvar vidas, a partir de um ensino de grande qualidade como o da Polônia”, expressa.

Kotecki só tem a agradecer ao curso de polonês e a professora Ludmila Pawlowski. “O curso de polonês que eu faço na UNIUV foi um bom caminho andado, aprendi muito com ele. Também só tenho a agradecer a professora Ludmila que sempre me ajudou com tudo que eu precisava, com a inscrição para a bolsa de estudos e me aconselhando sempre para o melhor. Ela foi uma grande pessoa que me ajudou muito, só tenho a agradecer”, finaliza.

Antes de começar a cursar medicina, Kotecki passará um ano estudando polonês voltado à linguagem do curso.

por: Bruna Wagner – Doing/Agexcom