Inicial 9 Notícia 9 Professores de Odontologia publicam artigo na revista mais famosa de odontologia de idosos

Os professores do curso de Odontologia do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) Fabrício Rutz da Silva, Edna Zakrzevski Padilha e Rodrigo Cavassim, publicaram um trabalho com o tema Relação entre a qualidade da obturação do canal radicular e lesão periapical em pacientes idosos: uma revisão sistemática, em uma das revistas mais famosas em odontologia para idosos, a Gerodontology.

O trabalho tem como objetivo investigar a relação entre a qualidade de obturações de canais radiculares e a presença/ausência de lesão periapical em pacientes idosos. O estudo é revisão sistemática, que dentro da hierarquia dos trabalhos científicos é o que tem mais relevância. As revisões sistemáticas são consideradas estudos secundários, que têm nos estudos primários sua fonte de dados. Por sintetizar estudos primários semelhantes e de boa qualidade é considerada o melhor nível de evidência para tomadas de decisões em questões da área da saúde.

Segundo Rutz, ele e os outros professores buscaram literatura do mundo todo com pesquisas sobre o tema. “Fizemos toda essa busca e produzimos o trabalho que faz parte do meu mestrado e fomos os primeiros a pesquisar e publicar um artigo com esse tema no mundo. O resultado da pesquisa foi um pouco decepcionante, porque não conseguimos determinar nada pela divergência de parâmetros em todos os trabalhos que encontramos. Não conseguimos determinar se há uma relação entre canais mal obturados e presença de lesão no periápice em idosos. Porém isso já é uma conclusão, já norteia os pesquisadores a procurar fazer os trabalhos com critérios mais rígidos”, conta.

por: Bruna Wagner – Doing/Agexcom