Inicial 9 Notícia 9 III Jogos Intercursos iniciam com novidades

III Jogos Intercursos iniciam com novidades

Teve início na noite de ontem (15) o III Jogos Intercursos do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV). A cerimônia de abertura foi marcada pelo desfile das delegações, juramento dos atletas, e também pelo acendimento da pira olímpica, realizada pela egressa do curso de Educação Física, Dulcia Augustinhak dos Santos, que em julho participou do revezamento da condução da tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016 na cidade de Campo Largo. Na oportunidade, ao acadêmicos também puderam conhecer o remodelado complexo esportivo da instituição.

Segundo Dulcia, qualquer pessoa poderia se inscrever para participar do revezamento da condução da tocha dos Jogos Olímpicos, e que então, o Comitê Olímpico avaliava os valores amizade, respeito e excelência para escolher os representantes. “A minha história foi baseada em determinação, pois eu sou professora de rede pública, é um desafio a cada dia”, comenta.

Dulcia também relata que sentiu-se honrada em ser convidada a participar dos jogos da UNIUV, e que ficou feliz com as mudanças feitas no ginásio. “É uma honra para mim voltar para cá. Foi muito emocionante o momento em que eu acendi a pira. O fato de lembrarem de mim, de ser convidada, e voltando aqui eu vejo muitas coisas positivas na faculdade. Me apaixonei pelo ginásio, está muito diferente”, declara.

Segundo o reitor Alysson Frantz, a remodelação da quadra esportiva aconteceu para que as disputas pudessem ser melhores visualizadas, além de proporcionar maior conforto aos atletas. “A quadra passou por uma remodelação. Colocamos a quadra central mais propícia a visualização e uma o piso foi pintado com uma tinta específica para esporte”, explica.

Pra o vice-reitor, Lúcio Kürten dos Passos, além da prática da pesquisa, extensão e cultura, a UNIUV incentiva a pratica desportiva, pois o esporte é um meio de mudar a realidade de uma sociedade. “A festa de abertura dos jogos foi belíssima, acho que é algo que nunca se viu na região, e sem dúvida marca esse momento inédito que a UNIUV vive hoje. Eu acho que o comprometimento dos atletas, de todos os servidores, o envolvimento da sociedade participando de eventos esportivos como esse só contribui para que possamos crescer como uma região toda”, aponta.

O III Jogos Intercursos segue até o dia 24, com disputa nas modalidades de futsal feminino e masculino e just dance.

por: Ivana Caroline – Doing/Agexcom