Inicial 9 Notícia 9 Sétimo semestre de arquitetura e urbanismo realiza exposição de projetos

Sétimo semestre de arquitetura e urbanismo realiza exposição de projetos

Os alunos do sétimo semestre de Arquitetura e Urbanismo realizaram durante este semestre o levantamento in loco do prédio do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), afim de desenvolver um projeto arquitetônico que transformasse o local em um complexo de serviços e hotelaria. O trabalho foi desenvolvido durante as aulas da disciplina de Projeto Arquitetônico VI, ministrada pelo professor Ederson Jean Schroder. No total, 11 equipes desenvolveram projetos, que agora estão expostos no saguão do segundo piso da universidade

Segundo Schroder, o objetivo desse trabalho é capacitar o aluno à análise crítica de projetos arquitetônicos de edifícios existentes, além de aprimorar capacidades e habilidades intelectuais. O professor também afirma que a participação dos alunos foi efetiva e proveitosa, e que os mesmos ficaram empolgados com os resultados das propostas. “O levantamento in loco da Uniuv, proporcionou aos alunos um contato mais próximo e palpável da realidade de um projeto construído. Os alunos puderam ter sensação dos espaços, percepção e a preocupação com a representação gráfica da edificação existente. Vale destacar, também, que o tema foi o mesmo, o espaço foi o mesmo e as 11 propostas são completamente distintas. Isso reforça que cada grupo tentou destacar uma nova identidade para o empreendimento de serviços e hotelaria”, comenta.

Sobre a disciplina, Schroder relata que são realizados debates sobre novas tecnologias, as necessidades específicas para a região de um empreendimento de serviços e hotelaria, o perfil do público alvo, norma técnicas e todo o processo de criação conceitual para o empreendimento. “Destacamos, também, os impactos positivos e negativos que um empreendimento deste porte pode causar no meio urbano. Investigamos estes impactos considerando o fluxo de pessoas, veículos, empregos diretos e indiretos, paisagem urbana, ruído, abastecimentos de água e energia, saneamento, etc”, conclui.

por: Ivana Caroline – Doing/Agexcom