Inicial 9 Notícia 9 UNIUV passa a ser responsável pelo Cine Teatro Luz

UNIUV passa a ser responsável pelo Cine Teatro Luz

Após votação na Câmara de Vereadores na segunda-feira (23), foi aprovado por unanimidade a concessão real de direito de uso do Cine Teatro Luz. Caberá a universidade a reforma e manutenção do prédio, bem como o pagamento de energia elétrica, água, esgoto e outras despesas de funcionamento. A intenção é utilizar o espaço para a realização de palestras, simpósios, atividades culturais e artísticas, além de proporcionar a participação de toda a comunidade nos eventos a serem realizados no prédio a partir de agora.

Segundo o reitor da UNIUV, Alysson Frantz, a aprovação da concessão vem de encontro a ideia de que por ser um imóvel público, o Cine Teatro Luz deveria permanecer na esfera pública. A partir de agora a universidade realizará o processo de recuperação do prédio em dois momentos: o primeiro será a recuperação do telhado e de outras condições que acarretaram na interdição do ambiente. O segundo passo será a restauração do patrimônio histórico cultural, seguindo as exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), porém, sem acarretar em uma nova interdição para reformas. “Sanando os problemas que interditaram o Cine Luz em um primeiro momento, o espaço público será aberto a comunidade para uso. Pretendemos fazer a parte de restauração sem prejudicar o funcionamento, uma vez que ele já ficou um bom tempo fechado, e a população precisa voltar a ter o Cine Luz aberto para seu uso. Para essa restauração já contamos com os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura aqui da UNIUV que estão realizando um trabalho em conjunto. A UNIUV tem condições plenas de fazer essa recuperação e colocar o Cine Luz ainda este ano em funcionamento”, comenta.

Frantz relata que a UNIUV já tem eventos programados para serem realizados no Cine Teatro Luz no próximo ano, como por exemplo as colações de grau dos cursos da instituição, além da comemoração do aniversário da universidade em 2017. “O que isso representa para nós e para os acadêmicos é uma opção de espaço para a UNIUV. O Cine Luz poderá ser utilizado pelos acadêmicos, pelos servidores da instituição com eventos e palestras. Por vezes nós acabamos ficando limitados em realização de eventos por falta de espaço e acreditamos que o Cine Luz voltando a operar normalmente concede isso em benefício dos acadêmicos e dos servidores da UNIUV, mas sempre revertendo de maneira gratuita a toda a população”, explica.

A lei que concede o direito de concessão real de direito de uso do Cine Teatro Luz já foi sancionada pelo prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, faltando apenas a realização da dispensa de licitação para que o prédio possa ser entregue, de fato, à instituição.

A UNIUV acredita no poder executivo de União da Vitória, e agradece a parceria dos vereadores e prefeito por estreitar laços com a instituição.

por: Divulgação