Inicial 9 Notícia 9 Estudantes de Turismo da Uniuv fazem levantamento parcial de dados dos municípios da Amsulpar

Os estudantes do terceiro semestre e do quarto ano de Turismo do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) apresentaram, na quinta-feira, 26, o levantamento parcial de dados legais e administrativos dos municípios integrantes da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar). Antônio Olinto, Cruz Machado, São Mateus do Sul, Bituruna, Paulo Frontin, União da Vitória, General Carneiro, Paula Freitas e Porto Vitória tiveram suas características, gestão, sinalização turística e legislação, estudados pelos acadêmicos, sob a orientação da professora Sandra Aparecida de Paula e Souza, na disciplina de Planejamento e Organização do Turismo. O evento contou com a presença de representantes dos municípios e foi organizado pelo curso para encerrar as atividades do semestre.

Esse levantamento está sendo feito desde março e, segundo Souza, representa um incremento à formação profissional desses estudantes. “Essa atividade foi desenvolvida para obtenção de conceito parcial na disciplina de Planejamento e Gestão Turística, e sua importância é justificada, pois sai das paredes da sala de aula, sendo apresentada aos representantes dos municípios e culminando com a oportunidade para evidenciar a atuação dos bacharéis em Turismo”, avalia.

Mapa com limites e coordenadas geográficas, população urbana e rural, área, atividade econômica e atividades turísticas atualmente exploradas (turismo de negócios, científico, desportivo, náutico, rural, da melhor idade, cultural, aventura, religioso e o gastronômico) foram alguns dos itens pesquisados pelos acadêmicos nos municípios da Amsulpar. Contudo, foram pesquisadas, ainda, no âmbito da gestão turística, a existência e o funcionamento de um órgão municipal responsável pelo turismo, o plano de desenvolvimento turístico, o conselho municipal de turismo e o fundo municipal para o turismo. Os estudantes verificaram se a sinalização turística corresponde às determinações do Guia Brasileiro de 2001, se há divulgação e promoção do município e se ele participa de algum programa de turismo. Para finalizar, os estudantes buscaram informações sobre a legislação específica, como código de obra, postura municipal, sanitário, plano diretor, uso e ocupação do solo, preservação ambiental, proteção do patrimônio artístico, entre outras.

Segundo Souza, os dados parciais levantados podem ser inseridos no Inventário Turísticos dos Municípios, ao concluir o levantamento do conjunto de atrativos turísticos, equipamentos e serviços turísticos e infra-estrutura de apoio turístico, visando a ordenar corretamente a exploração do município por meio do turismo. “A meu ver, hoje, o desenvolvimento da atividade turística dos municípios da Amsulpar conota, indiscutivelmente, o envolvimento da comunidade para o sucesso de planejar o turismo”, conclui.

Equipes e municípios

O levantamento de informações nos municípios da Amsulpar começou a ser realizado em março, e as atividades foram divididas em equipes. Os estudantes Fabiula Venâncio, Fernanda Stelmaschuck, Josemar Grossklaus, Marlon Meira e Mayara Quelho realizaram o levantamento em Antônio Olinto, Cruz Machado e São Mateus do Sul. Os acadêmicos Adilson Antonio Sonego, Cristian Koguta, Luiz Jorge Uliniki, Mariza Ap. C. Sloboda e Scheila Bazzo levantaram informações nos municípios de Bituruna, Paulo Frontin e União da Vitória. Os acadêmicos Cyra Letícia B. M. da Silva, Fabiani Procópio, Rafaela França, Rita Hinka e Rogério Paulichen fizeram o levantamento em General Carneiro, Paula Freitas e Porto Vitória.