Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UNIUV participam de curso sobre Fluxo criativo e soluções criativas

Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) participaram no dia 14 durante os períodos da manhã e tarde, do curso de Fluxo criativo e soluções criativas.

O curso foi ministrado por Amir Samad Shafa, formado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e possui experiência em criação, elaboração e execução de diversos projetos, planejamento e execução de obras de médio e grande porte, execução e reformas em edificações, lojas, restaurantes, interiores e projetos: lumino-técnico, elétrico e lógica.

Segundo Shafa, a arquitetura é uma ciência que trabalha duas artes, uma é a de criação, de arte e a outra é de tecnologia, de razão. “O arquiteto é conhecido por suas novas ideias, composições, então não é uma coisa comum. Posto isso, nós estimulamos que eles desenvolvam uma metodologia própria para poder expressar aquilo que eles acreditam e sentem. O arquiteto tem de expressar aquilo que ele acredita através de traços, desenhos ou até maquetes. O nosso intuito com esse curso é que os estudantes e profissionais possam desenvolver a sua intuição, através da criatividade podendo transformar isso numa realidade material”, expressa.

O objetivo do curso é despertar a capacidade criativa usando o método intuitivo e de percepção através da visão espacial e criando um acelerador de composições. “Os acadêmicos têm um prazo para analisar o objeto, que no caso são caixas e depois fazer uma composição com esses elementos trabalhando a questão criativa e de arquitetura”, relata.

A dica de Shafa para os acadêmicos é de que acreditem nas suas potencialidades, qualidades que possuem. “Se capacitem, trabalhem sempre junto com seus amigos em colaboração. O futuro da sociedade é colaborativo e não individualista. A arquitetura é uma arte que começa com iniciativas individuais, é uma arte que tem ciência e tecnologia, porém é o sucesso do coletivo que trará benefícios para a sociedade”, conclui.

por: Thaina da Cruz