Notícias

Inicial 9 Notícia 9 Grupo de estudos em cinema planeja produção de curta metragem

Grupo de estudos em cinema planeja produção de curta metragem

 

“É um trabalho que envolve a parte de filmagem, criação e dinâmica, aliando teoria à prática”. É assim que o acadêmico da terceira fase de Jornalismo, Fabiano Picket, 19, um dos seis participantes do “Curta Acadêmico” define as reuniões e trabalhos realizados pelo grupo. Formado em abril de 2008, o grupo de estudos em cinema do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) se reúne às terças-feiras após o término das aulas no laboratório de TV e Cinema da Uniuv, onde assistem e conversam sobre a produção de documentários, curtas e longas metragens nacionais.

O Curta Acadêmico foi idealizado pelo técnico do laboratório de TV e Cinema, Wagner Bohn, que após apresentar a idéia e obter apoio da coordenação dos cursos de Comunicação, decidiu reunir acadêmicos e iniciar os estudos. No segundo mês de reuniões, o grupo já prepara sua primeira história, com o tema “O mesmo”, que será roteirizada e transformada em curta. Segundo Bohn, o grupo pretende produzir um Curta Metragem seguindo o padrão de produção profissional e planeja concorrer em festivais. “O intuito é seguir exatamente uma produção cinematográfica, desde a criação de uma história e depois a roteirização dentro do padrão das produções nacionais profissionais. Pretendemos encaminhar e concorrer em vários festivais que tem no Brasil”, conta.

Sem dispor de recursos financeiros, o grupo de estudos em cinema tem parcerias para a realização do seu Curta Metragem. Entre elas está o grupo teatral Cênica Produções, que irá ceder atores, e também o técnico do laboratório de rádio da Uniuv, Daniel Prestes, que fará a sonoplastia.

Para não interferir nas atividades dos acadêmicos, o grupo de estudos realiza as reuniões às 22h30, hora de término das aulas. Bom para alguns acadêmicos que não se ausentam das aulas, mas dificuldade para aqueles que não residem em União da Vitória. A acadêmica do terceiro ano de Jornalismo, Camila Lima, demonstra interesse em participar do Curta Acadêmico, mas conta que mora em Canoinhas e o horário dos estudos compromete sua participação. “É difícil participar de atividades como essas, porque o ônibus sai assim que terminam as aulas. Se começasse mais cedo os acadêmicos de outras cidades poderiam participar”, sugere.

Segundo Bohn, o conhecimento de cada pessoa adiciona mais valores ao grupo, que está aberto a novas participações. Os interessados podem procurar o técnico no laboratório de TV e Cinema.

Fonte: http://comunicacaouniuv.com.br/archives/137#more-137

por: UNIUV

Shares

0 comentários

Categorias

Arquivo