Inicial 9 Notícia 9 Parceria entre Prefeitura de Porto União e UNIUV forma crianças carentes em informática

Foi realizada hoje (04), a formatura dos alunos do projeto de inclusão digital, uma parceria entre a Prefeitura de Porto União e o Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), que oferece gratuitamente os cursos de informática básica, intermediária e avançada às crianças carentes dos conjuntos habitacionais São Bernardo do Campo, Porto União e São João Maria.

Segundo a professora Fahena Horbatiuk, o projeto ajuda a formar cidadãos. “Eles vem aqui na UNIUV, veem o ambiente, a biblioteca, os funcionários da instituição, e isso gera uma socialização. Não é o mesmo que ensinar computação na sua própria casa ou comunidade. Como é uma região afastada e carente é importante que se valorize esse projeto e o ensino”, relata.

Para o Reitor, Alysson Frantz, é mais do que uma obrigação da UNIUV, como instituição pública ceder essa estrutura para o projeto de inclusão digital. “A prova do quão gratificante é participar desse projeto, é que os acadêmicos se voluntariam, fazem por amor, por vontade, não há uma questão financeira envolvida. O que a instituição faz é abraçar esse projeto, com um histórico de 13 anos e que tem a frente a professora Fahena, Edna Trebien e Julliana Biscaia”, expressa.

Giliandra Wroblewski, acadêmica de Adminsitração, diz ser uma honra ter sido a professora do projeto. “Quero muito agradecer a professora Fahena pela oportunidade de dar aula. Eu lembro até hoje como recebi o convite, eu tinha 17 anos, e foi uma grande responsabilidade ter uma turma, deu até um pouco de medo. Eu posso falar com muito prazer para vocês que tenho muito orgulho do que se tornaram nesse tempo, vocês cresceram e são muito melhores do que dois anos atrás. Continuem estudando que vale muito a pena”, conta.

por: Thaina da Cruz