Inicial 9 Notícia 9 Acadêmicos de Jornalismo da UNIUV lançam quarta edição da Revista Cobaia

Acadêmicos de Jornalismo da UNIUV lançam quarta edição da Revista Cobaia

Os acadêmicos do oitavo semestre de Jornalismo, do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), lançaram na noite de ontem (26), a quarta edição da revista Cobaia que trata de diversos temas e completa a aprendizagem jornalística.

A revista é a oportunidade que os acadêmicos têm de conhecer todos os processos de produção até chegar ao produto final. As reportagens começam a ser pensadas pelos acadêmicos no terceiro ano do curso, onde são realizadas as pautas, entrevistas e posteriormente a diagramação. Neste ano, a Cobaia recebeu uma atenção especial, pois se tornou projeto de pesquisa no Programa de Incentivo à Pesquisa Acadêmica (PIPA), onde os acadêmicos Matheus Iltchechen e Raissa Javarini dedicaram quatro horas semanais, recebendo uma bolsa-auxílio da instituição para dar atenção total à revista, orientados pelo professor Edinei Wassoaski.

Para chegar ao produto final, não são apenas os alunos de Jornalismo que se envolvem. Há também a cooperação do curso de Publicidade e Propaganda, onde os acadêmicos participaram na produção dos anúncios dos cursos e da UNIUV, bem como no layout de capa e páginas da revista.

Segundo Raissa, acadêmica do sexto semestre de Publicidade e Propaganda, produzir a revista foi uma grande oportunidade pela experiência profissional adquirida. “Fazer a Cobaia foi uma oportunidade muito boa, principalmente pela experiência profissional que consegui ter por meio desse projeto. Também pela união que o curso de Comunicação Social mostrou, pois cada um ajudou de alguma forma para que ela fosse finalizada, desde a parte de reportagens, até a diagramação. Ver a revista impressa, com boa qualidade e ainda receber elogios pelo projeto é gratificante, fez todo o trabalho valer a pena”, relata.

José Rossi Junior, acadêmico do oitavo semestre de Jornalismo, relata a história de Marcílio Dias, distrito de Canoinhas, em sua reportagem e encontra com a revista impressa a sensação de dever cumprido. “Você percebe que o seu trabalho está ali, no papel, que após tanta dedicação tanto individual quanto no coletivo da turma e dos colaboradores, o resultado final ficou melhor do que o esperado. Só tenho a agradecer a toda à equipe que participou da produção da revista, em especial a UNIUV, por proporcionar aos alunos a realização deste projeto, e disponibilizar recursos para que ele fosse impresso com tanta qualidade”, expressa.

Para Iltchechen, acadêmico do oitavo semestre de Jornalismo, o lançamento da revista é parte da história acadêmica da turma e motivo de muito orgulho. “Foi uma gestação realmente. Estávamos trabalhando na cobaia há mais de meio ano, sempre fazendo algo diferente do que a gente tinha como modelo, e procurando dar uma cara única pra revista, e isso foi o mais demorado. Ver ela impressa é uma sensação única, pois trabalhamos tanto na produção dela, que tê-la nas mãos completa uma fase, tanto da formação acadêmica quanto da vida”, expressa.

por: Thaina da Cruz