Inicial 9 Notícia 9 Coltec é primeiro lugar no Paraná na categoria Ensino Médio do DNA

Coltec é primeiro lugar no Paraná na categoria Ensino Médio do DNA

Com muita criatividade e trabalho em equipe, o Colégio Técnico de União da Vitória (Coltec) ficou em primeiro lugar no ranking do Paraná, na categoria Ensino Médio,  no Desafio Nacional  Acadêmico (DNA). O Coltec é mantido pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) e ficou em 29º lugar entre os 1.088 participantes de todo o País. As equipes contaram com os professores Alysson Frantz e Edna Satiko Eiri Trebien como organizadores da gincana na Instituição.

Segundo Frantz, o Colégio participou com sete equipes formadas por estudantes de diferentes séries, quatro foram para a etapa final – juntamente com 648 do País inteiro – e duas conseguiram resolver o enigma proposto nessa fase.

O DNA é uma gincana diferente, realizada totalmente de modo virtual. Esse desafio exige dos estudantes de Ensino Médio conhecimentos que vão além do aprendido em sala de aula e habilidades muito exigidas no mercado de trabalho. Segundo Frantz, a metodologia do DNA mostra bem o que o Coltec quer para os seus alunos, aprimorar cidadãos, pois para vencer os desafios propostos eles precisam trabalhar os conhecimentos adquiridos de forma interdisciplinar, utilizando sua cultura geral.

Estimular a atitude ativa na busca pelo conhecimento, motivando professores e alunos a usarem novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem é o principal objetivo do DNA, idealizado pelo Projeto Nacional de Educação a Distância (ProNEAD), em parceria com diversas instituições. O DNA foi criado com o intuito de divulgar a filosofia pedagógica Web Quest, que visa estimular a busca do conhecimento de maneira ativa, por meio de pesquisas na internet.

O papel do professor nesse desafio é de facilitar e também ajudar na resolução dos enigmas, indicando caminhos e meios de pesquisa para que os integrantes encontrem as soluções dos desafios. “O desempenho dos alunos do Coltec foi muito bom, não só pelo resultado final, mas pelo que pudemos perceber durante cada etapa vencida. Observamos nos alunos capacidade de trabalhar em equipe, de forma rápida, de olhar de maneira diferente para um enigma, utilizando de forma integrada todos os conhecimentos obtidos para resolvê-lo”, avalia.

Em 2006, uma equipe do Coltec ficou em segundo lugar no ranking entre as equipes do Paraná e 37º no ranking nacional.

Este ano, ainda, tanto o Colégio quanto a Uniuv, ainda estão concorrendo, com uma equipe cada, à categoria DNA Aberto (aberta para estudantes do Ensino Superior), cujo resultado final sai no sábado, 7.