Inicial 9 Notícia 9 IX Semana Acadêmica de Engenharia Civil permite troca de experiências com profissionais renomados

A IX Semana Acadêmica de Engenharia Civil, do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), transferiu aos acadêmicos um pouco da experiência de profissionais do mercado de trabalho, procurando mostrar o que é efetivamente importante na atuação como engenheiro.

O evento aconteceu entre os dias 09 a 12, organizado pelos acadêmicos. Durante a semana, no período da tarde, muitos participaram do minicurso com o tema O Engenheiro e a Obra, ministrado pelo Engenheiro Civil Marco Antonio Stavis, que foi responsável pela obra do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba e considerado o maior da América Latina. No dia 11, acadêmicos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, puderam acompanhar a palestra de Stavis sobre o mesmo tema do minicurso.

Segundo o coordenador do curso, Wilson Carlos Eckl, o que se procurou mostrar aos acadêmicos no minicurso e no circuito de palestras foi que o profissional não consegue atuar de forma individual, em uma especialidade, se ele não conhecer todos os processos de execução de uma obra ou um pouco sobre cada âmbito que a engenharia civil abrange. “Os acadêmicos que estão no oitavo semestre, que já tiveram na graduação a disciplina de construção civil que trabalha com essa parte de orçamentos, planejamento, revisão de projetos, puderam ver no minicurso coisas que já foram aplicadas em sala de aula, só que de maneira bem mais aprofundada e ideal para o profissional que vai entrar no mercado de trabalho e exercer diversas áreas da profissão”, conta.

Os acadêmicos extraíram o máximo que puderam dos palestrantes fazendo vários questionamentos durante e após as palestras. Perante esse interesse, Stavis deixou algumas dicas para o futuro engenheiro civil. “Recomendo aos alunos que tenham um pouco de atividade profissional como estagiários durante o curso, para irem formando uma visão de mercado de trabalho e quando saíssem da faculdade não tivessem zero experiência profissional. Queira ou não queira as empresas pedem alguma característica adicional dos engenheiros. Também sugiro que estudem inglês, matemática financeira, programas de planejamento de obra, que são pré-requisitos necessários pra qualquer atividade, possuindo uma formação prévia e assessória a graduação. A partir de estudos sobre o mercado de trabalho, vejam quais suas características pessoais mais combinam com o tipo de atividade que pretendem exercer. E o fundamental de tudo é ter uma boa formação, estudar bastante e continuar estudando mesmo depois de formado, hoje cada vez mais as pessoas estão se dedicando a cursos de extensão, especialização, pós-graduação, mestrado e doutorado. Esse planejamento da carreira é muito importante para o desenvolvimento profissional do engenheiro”, relata.

por: Thaina da Cruz