Inicial 9 Notícia 9 Cursos de Comunicação Social da Uniuv recebem mudanças nas grades curriculares

Cursos de Comunicação Social da Uniuv recebem mudanças nas grades curriculares

O ano de 2015 tem trazido grandes resultados para o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), o que impacta diretamente os acadêmicos e a qualidade de ensino. Visando a continua melhora e atualização dos cursos de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, as grades curriculares estão recebendo mudanças.

Os cursos são referência no Estado, sendo Publicidade e Propaganda conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), 2º melhor curso do Paraná e 17º do Brasil. Jornalismo pelo terceiro ENADE consecutivo manteve o índice 4, sendo o 3º melhor curso do Paraná. Segundo dados divulgados pelo Ranking Universitário do Jornal Folha de São Paulo (RUF), em setembro, as habilitações estão entre as 20 melhores do Paraná, entre faculdades públicas e privadas.

Atendendo as novas diretrizes curriculares, os cursos inovaram mais uma vez, trazendo uma nova grade. “A implantação foi contemplada com um novo projeto político pedagógico inovador, que prevê a integração de disciplinas e que faz parte desse momento que a Uniuv está vivendo, que é inédito e que vários cursos estão apresentando novas propostas de atuação junto à sociedade”, relata o coordenador do curso, Lúcio Passos.

As disciplinas possuem conteúdos que atendem os seis eixos de formação. Eixo de fundamentação humanística, que tem por objetivo capacitar o jornalista a exercer a sua função intelectual de produtor e difusor de informações e conhecimentos de interesse para a cidadania e fortalecimento da democracia. Eixo de fundamentação específica, que proporciona ao jornalista clareza conceitual e visão crítica sobre a especificidade de sua profissão. Eixo de fundamentação contextual, que embasa o conhecimento das teorias da comunicação, informação e cibercultura, as rotinas de produção, a regulamentação dos sistemas midiáticos, em função do mercado potencial.

Eixo de formação profissional, que tem por objetivo embasar o conhecimento teórico e prático, familiarizando os estudantes com o universo dos processos de gestão e produção de conteúdo jornalístico. Eixo de aplicação processual, que proporciona ao jornalista ferramentas técnicas e metodológicas, para coberturas em diferentes suportes, jornalismo impresso radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, assessorias de imprensa, entre outras demandas. Eixo de prática laboratorial, que tem por objetivo desenvolver conhecimento e habilidades inerentes à profissão a partir da aplicação de informações e valores, integrando os demais eixos.

Todos os professores do curso de Jornalismo tiveram envolvimento no processo de reformulação das grades curriculares. “Foram analisadas, inicialmente, as novas diretrizes impostas pelo Ministério da Educação (MEC) e, na sequência, inúmeras grades de outras instituições. Depois, nos reunimos com os professores do núcleo duro do curso (os específicos) e analisamos o que seria pertinente dentro da nossa realidade. A partir de então, selecionamos algumas matérias e criamos outras. Cada professor ficou responsável por desenvolver as ementas das disciplinas com as quais têm maior afinidade. Depois as ementas foram discutidas, aprovadas e, na sequência, abrimos a grade nova para os demais professores do curso, que tiveram de elaborar seus respectivos planos de ensino”, relata o professor Edinei Wassoaski.

A partir da análise das necessidades do curso de Jornalismo e atendendo as demandas do mercado, a grade está mais aprofundada, com disciplinas como Políticas da Comunicação e Estética da Comunicação. Além disso, a palavra de ordem é integração, fazendo com que os professores se aproximem mais e estudem formas de integrar suas disciplinas. “Durante o processo de formulação da grade nova, se pensou em uma disciplina que fizesse conexão entre todas as plataformas possíveis do jornalismo, pois o mercado exige cada vez mais profissionais flexíveis, capazes de atender todas as áreas da profissão, sem se fixar somente em uma ou duas plataformas”, acrescenta Wassoaski.

A nova grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda está passando pelos últimos ajustes e também possui as mesmas preocupações dos professores de Jornalismo, de integrar disciplinas, desenvolver e proporcionar ao acadêmico o conhecimento teórico e prático que será exigido ao ingressar no mercado de trabalho. “A grade vai tornar o curso mais atrativo, pois nos primeiros semestres o acadêmico terá acesso as disicplinas práticas, mais ligadas ao dia-a-dia da profissão”, relata o professor Fernando Gohl.

Mais informações sobre o conceito ENADE estão no site do Inep e os dados da Uniuv podem ser conferidos no site do RUF.

por: Matheus Iltchechen