Inicial 9 Notícia 9 Instituto A União Traz a Cura participa da Semana do Voluntariado da Uniuv

Instituto A União Traz a Cura participa da Semana do Voluntariado da Uniuv

Nos dias 05 e 06, Anna Rhinow e Franciele Byz, do Instituto A União Traz a Cura, participaram da Semana do Voluntariado, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), realizando palestras com o objetivo de conscientizar os acadêmicos sobre a importância da doação de medula óssea.

O transplante de medula é a única esperança para quem é portador de leucemia, doenças no sangue e também do sistema imune, de recuperação. As chances de se encontrar um doador compatível é de um em 100 mil. Assim, a enfermeira Daiane Rodrigues, do Banco de Sangue de União da Vitória, deu início ao evento com uma palestra sobre os procedimentos para doação de sangue e também de medula óssea.

Na sequência, Anna e Franciele conversaram com os alunos sobre as suas lutas para vencer o câncer e emocionaram o público presente revelando o quanto amam a vida e o quão felizes são por poder viver. As palestrantes ainda frisaram a importância de cada um se cuidar, em relação ao corpo, à saúde, à prevenção.

O Instituto A União Traz A Cura (AUTAC), nasceu de um projeto de amigos que lutam contra o câncer e que queriam ajudar a salvar vidas. No dia 29 de setembro, participou como apoiadora do evento Wood’s For Life em Curitiba. Foi uma festa onde artistas sertanejos famosos se apresentaram em prol de uma causa nobre, a construção da Ala Wood´s de transplante de medula óssea do hospital Angelina Caron. Todo o valor arrecadado foi revertido para a causa e os artistas não cobraram cachê. “Hoje as pessoas querem saber quem são os pacientes, saber de vida e não de morte. Os artistas também precisavam sentir essa energia de quem está recuperado e isso foi um grande momento para a campanha que nós realizamos. É bacana você sentir essa progressão do tratamento, que realmente dá certo e a ajuda de um artista é essencial para levantar a causa, que é a doação de medula óssea”, relata Franciele.

No final das palestras, o Banco de Sangue de União da Vitória fez o cadastro de 30 pessoas que poderão ser doadores de medula.

por: Thaina da Cruz