Inicial 9 Notícia 9 Uniuv participa da 34ª Semana Literária Sesc

Uniuv participa da 34ª Semana Literária Sesc

Nos dias 28 e 29, o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), participará como apoiador da 34ª edição da Semana Literária Sesc. Evento promove atividades culturais que procuram oferecer aos cidadãos possibilidades de transformação social e intelectual por meio da arte, facilitando o acesso ao livro, à leitura e à literatura. O evento acontecerá simultaneamente em 21 municípios do Paraná e conta com uma programação cultural diversificada, com mesas-redondas, bate-papos, oficinas e demais atividades.

Na segunda-feira (28), haverá uma mesa redonda com o tema “Aonde eu não estou as palavras me acham” (Manoel de Barros, Livro sobre nada, 1996), mediada pela professora Angela Farah, com dois escritores convidados, Estrela Ruiz Leminski e João Paulo Cuenca. A conversa tem o intuito de levar a literatura e a poesia onde o povo está, além de incentivar novos escritores a publicar seus conteúdos.

Estrela Ruiz Leminski, é de Curitiba e escreve desde os seis anos de idade. Publicou poemas no em diversos jornais e revistas, foi colunista semanal de crônicas do jornal Folha de Londrina. Trabalhou na Rádio Educativa do Paraná em pesquisa, pauta e produção. Estudou Música na Faculdade de Artes do Paraná e fez pós-graduação em Música Popular Brasileira. É mestre em composição pela Universidade Federal do Paraná e em música hispana pela Universidad de Valladolid, Espanha.

João Paulo Cuenca é autor de quatro romances, entre eles, O Único Final Feliz Para Uma História de Amor é Um Acidente (2010), cujos direitos foram vendidos para dez países. Entre 2003 e 2010 escreveu crônicas semanais para o jornal O Globo. Em 2007, foi selecionado pelo Hay Festival, no Reino Unido, como um dos 39 jovens autores mais destacados da América Latina e em 2012 foi escolhido pela revista britânica Granta como um dos 20 melhores romancistas brasileiros com menos de 40 anos.

No dia 29, será realizado um encontro com autores para sessão de autógrafos e leituras dramáticas, com os autores convidados Fábio Rodrigues, Thaís Guimarães de Lima, Douglas Marques e Kiara Domit, egressos de Jornalismo da Uniuv.

Segundo a professora Angela Farah, é importante trazer os egressos para a Semana Literária para dar mais visibilidade aos seus trabalhos e também uma oportunidade aos acadêmicos para troca de experiências. “Será feito o lançamento dos livros do Fábio, Thaís e Douglas, e a apresentação do livro da Kiara, que conseguiu lançá-lo por uma editoria maior. Além disso, haverá um bate-papo com os alunos sobre seus projetos de pesquisa terem se tornado livros. O recado pra quem gosta de escrever é que conversar com os autores é a maior experiência que alguém que escreve pode ter até mesmo para quem vai fazer TCC em outros meios de comunicação”, conta.

Os livros a serem lançados e lidos serão:

Sala de Espera – Kiara Domit (Editora Chiado)

A obra relata o encontro de três jovens de vinte e poucos anos que cansaram de seguir caminhos prontos e precisam de mudanças. Mesmo que mal se conheçam, é só quando uma delas, a peça central do jogo, larga tudo e desaparece para encontrar uma resposta é que tudo começa a mudar de verdade. Trechos do itinerário de uma viajante, postagens do blog de uma garota quase anônima e reflexos da repentina fama do baixista de uma banda até então desconhecida são entrelaçados para contar suas histórias tocadas por crises existenciais, epifanias e a necessidade de encontrar seu lugar no mundo.

Palmas pra mim: narrativas de quem escolheu a rua como palco para sua arte e a arte como profissão para sua vida – Thaís Guimarães de Lima (Editora Uniuv)

Dois músicos, um malabarista, um artesão, um ator, um estatuísta, uma fantochista, um retratista. Eles, que têm a arte como profissão e a rua como palco, abriram os bastidores do espetáculo a céu aberto para evidenciarem-se como personagens de um universo urbano que se expressa na forma de arte, e que ganha vida colorindo a vida dos outros. A realidade dos artistas de rua, com todos os seus pormenores, é explorada a partir de uma série de perfis, que busca trazer compreensão sobre esse assunto tão curioso e rico, e possibilitar ao leitor uma viagem por narrativas delicadas e envolventes, que se concentram na vida daqueles que se atreveram a viver de arte pelo mundo, espalhando cores, sons, movimentos e sorrisos. Das narrativas a uma análise modesta sobre temas relativos, boa parte daquilo que envolve, de alguma forma, a arte de rua está reunida em Palmas pra Mim.

Livro Marcílio Dias nos corações: a história de um vilarejo – Fábio Rodrigues (Editora Uniuv)

Marcílio Dias nos corações narra a história do vilarejo que fica a 4 quilômetros do centro de Canoinhas (SC). Utilizando recursos da literatura, o autor conduz uma viagem ao passado, com referências do cotidiano da vila e da cultura dos primeiros moradores. O leitor consegue identificar ambientes, conhecer personagens e viver momentos da história sem sair de casa.

Livro Adorador: relatos de um homicídio passional – Douglas Marques (Editora Clube dos Autores)

A obra relata a vida de Mauri Bueno, um pai de família, empreiteiro, respeitado, até conhecer Anne, uma jovem alegre que adora dançar e queria conhecer o mundo; então, a vida deles terminou em tragédia, dor e sangue. Este livro-reportagem narra a história desse relacionamento e da série de incidentes que culminaram em um homicídio, ocorrido na noite de Natal de 2011, na cidade de União da Vitória.

A mesa redonda e o encontro de autores serão realizados na sala de eventos da Uniuv, às 19h15min.

por: Thaina da Cruz