UNIUV | COLTEC

Engenharia Ambiental

ENGENHARIA AMBIENTAL

Bacharelado

Decreto 6407, em 08 de novembro de 2012.

-

60

Semestral

Noturno

144

3870

10 semestres

Prof. Lisandra Cristina Kaminski - email: prof.lisandra@uniuv.edu.br

Campus União da Vitória


Objetivos do curso

Formar profissionais de sólida base científica e experimental, com ampla cultura e de caráter empreendedor, com foco na gestão ambiental voltada à qualidade da água, do ar e do solo, capaz de solucionar problemas - inclusive pela criação de novas tecnologias - e de trabalhar em equipe, atuando sempre de maneira ética, condizente com o interesse social e de acordo com a premissa do desenvolvimento sustentável.

Áreas de atuação

O Engenheiro Ambiental atua na preservação da qualidade da água, do ar e do solo a partir do diagnóstico, manejo, controle e da recuperação de ambientes urbanos e rurais. As funções do profissional da área incluem investigação, avaliação, adaptação e implantação de sistemas de produção ambientalmente viáveis, a recuperação de áreas degradadas e a diminuição e o monitoramento dos processos e das atividades causadores de impactos ambientais. É ele, também, que prepara empresas e organizações para receber licenças ambientais de funcionamento. O engenheiro ambiental pode, ainda, elaborar propostas alternativas para o tratamento de poluentes e para a utilização racional de recursos naturais. Esse profissional atua também para viabilizar a obtenção do certificado ambiental para a área de produtos e serviços, a ISO 14.000.

Perfil do acadêmico

O acadêmico deve possuir afinidade pela área ambiental e pelas questões envolvidas com a natureza e ecologia, e ao mesmo tempo possuir interesse por novas tecnologias e métodos que minimizem os impactos ocasionados à água, ar e solo.