UNIUV | COLTEC

Arquitetura e Urbanismo

ARQUITETURA E URBANISMO

Bacharelado

Criação Parecer Num. 03/2008-CEPE, em 03 de abril de 2008.

-

60

Semestral

Noturno

144

3744

10 semestres

Prof. Edwin Cassio Meyer - email: prof.edwin@uniuv.edu.br

Campus União da Vitória


Objetivos do curso

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIUV preza pela formação de profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho, por meio de embasamento teórico-técnico e atividades interdisciplinares. Para tanto, a teoria está intrínseca na prática, objetivando um ensino de qualidade para formar arquitetos comprometidos, que busquem soluções para criar e organizar espaços para a sociedade com ética, responsabilidade, legalidade, respeitando as necessidades humanas de conforto ambiental e acessibilidade, sem causar impactos negativos ao meio ambiente e ao patrimônio histórico cultural.

Áreas de atuação

O campo de atuação do arquiteto e urbanista é muito amplo. Uma das principais áreas de atuação é a de projetar e organizar espaços externos e internos, que podem ser residências, edifícios, escolas, museus, hospitais, pontes, entre outros. Também pode atuar com a parte urbana de uma região, seja ela municipal, estadual ou federal, planejando e organizando o crescimento de cidades e bairros. A atuação de professores arquitetos também vem crescendo no país e é importante mencionar que a área de restauro está carente de profissionais.

Perfil do acadêmico

O acadêmico que busca o curso demonstra interesse não somente pelas ciências exatas, mas também pelas ciências humanas e pelas artes. Dentro do currículo do curso o estudante aprenderá conteúdos que vão desde noções de física, matemática, cálculo, desenho técnico e representações gráficas, passando pelas áreas de história da arte e da Arquitetura e Urbanismo, desenho artístico, composição volumétrica e maquetaria. Todos os conteúdos fazem parte de um dos processos mais importantes da Arquitetura e Urbanismo: o “projeto”, seja ele arquitetônico, de interiores, de mobiliários, paisagístico, projeto urbano ou urbanístico.